quinta-feira, novembro 29, 2007

O meio-ambiente

A preservação do meio-ambiente está na moda – o assunto é discutido na mídia, escolas, cinema e no âmbito governamental. O aquecimento global preocupa e a natureza tem emitidos sinais de que as coisas realmente estão mudadas. A longa estiagem que ocorreu na região de Palma – o município ficou sem chuvas de fevereiro a outubro, neste período caiu uma leve garoa no mês de maio.

Quando estive em Cisneiros no mês de outubro, observei ao passar de ônibus, no trecho de Pádua a Miracema, existe somente uma pequena mata, no mais foi tudo devastado para formar pastagens e fazer carvão. Esta devastação vem ocorrendo há anos, desde meados de 1800, para o plantio de café.

Cisneiros(MG) - 12/10/2007


O Rio Pomba ainda se recupera do grave acidente ambiental em 2003, mas suas águas ainda continuam poluídas. O governo e a sociedade se mobilizaram quando ocorreu o acidente e depois do assunto sair da mídia, tudo voltou ao que era antes. Atualmente existem muitos pescadores e a cada dia fica mais difícil a vida deles.

É preciso conscientizar as gerações futuras para este grave problema. Embora o assunto esteja na moda e na mídia, muitos ainda pensam que isto está acontecendo longe, em outras regiões ou países.

Cada vez o tempo está ficando mais curto para começar a agir. A recuperação de uma mata leva décadas e até séculos, então é preciso começar já.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976