segunda-feira, julho 10, 2006

Saudades de Cisneiros

Em minha memória, muitas lembranças boas. Agora estou lembrando, com nitidez, o carro-de-boi gemendo pelas ruas de terra, o bate papo gostoso nas tardes de verão no terreiro, o sino tocado pelo senhor Zeca, o apito do trem chegando na estação e, tantas outras.
O encanto continua, apesar de seus 108 anos. Fundado no auge da proclamação da República com o nome de Aliança, nome da fazenda próxima ao povoado de propriedade do Dr. Bernardo Cysneiros. Em 1892, a Câmara Municipal de Palma, homenageado este ilustre cidadão, mudou o nome para Cysneiros.
O Dr. Bernardo Tolentino Cysneiros da Costa Reis, nasceu no dia 28 de janeiro de 1847 no estado de Pernambuco. Formou-se em medicina na Faculdade da Bahia e exerceu sua profissão em Leopoldina e região. Adquiriu a fazenda "Aliança" em 1876 onde cultivava café. Político habilidoso, foi eleito senador estadual. Em 1897, apresentou importante relatório ao governo do estado sobre a questão das divisas entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Lutou muito para o crescimento de Cisneiros, destacando a construção da igreja, pontes e integração da ferrovia com o estado do Rio de Janeiro. O Dr. Bernardo faleceu em Cisneiros no dia 09 de setembro de 1908, onde encontra-se enterrado.
Como no passado, hoje Cisneiros continua marcando presença na política do município, na pessoa de Vinicius Finamore, filho ilustre deste distrito. Apesar das dificuldades da economia do município e do país, Vinicius está fazendo um grande trabalho.
Apesar de viver em outra cidade, não me esqueço do lugar onde nasci e cresci. Sempre terei Cisneiros no meu coração. Hoje, agradeço muito aos meus professores pelo meu desenvolvimento profissional.
O projeto de mais de dez anos de escrever um livro sobre Cisneiros continua de pé. Estou reunindo muitos documentos e depoimentos para esta obra.
Envio um grande abraço ao povo de Cisneiros.

Escrito em 23/03/1998

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976