segunda-feira, setembro 11, 2006

Desafio de Palma: a economia

Conversando com as pessoas de Palma e Cisneiros, percebe-se um desânimo quanto ao futuro. E um dos principais fatores é a economia, atualmente baseada na pecuária leiteira. O preço pago por litro de leite ao produtor está muito baixo. E os negócios com gado de corte, cada vez menor.

A área dedicada à agricultura diminiu a cada ano que passa. O êxodo rural iniciado nos meados dos anos 80, hoje praticamente não existe, pois os que ainda dedicam a atividade rural, na maioria moram em Cisneiros ou Palma.

O município que já chegou a ter por volta de 30.000 habitantes, atualmente está por volta de 6.000 e a cada ano que passa, mais pessoas migram para outras regiões. As lideranças do município precisam dar atenção a este problema.

Comentam que o município vai perder a Comarca, pois não justifica ter juiz e promotor e toda uma infra-estrutura para atender poucas pessoas.

Se não forem todas medidas e procurarem uma saída para a economia em poucos anos, não existirá recursos para manter a estrutura do município.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976