sexta-feira, junho 02, 2006

A Fundação de Cisneiros




Foto do 1º Congresso Republicano Mineiro, reunido um ano antes da Proclamação da República, na cidade de Ouro Preto, a 15 de novembro de 1888, a Rua Santa Quiteria, em casa do Cel. Francisco Ferreira Alves. Para identificar: 1º plano – (da direita para a esquerda): 1º dr. Pestana de Aguiar; 2º dr. João Pinheiro da Silva; 3º Arthur V.Rezende e Silva; 4º dr.Eduardo da Gama Cerqueira; 5º dr. Arthur Itabirano; 6º dr Ferreira e Costa; 7º Ottoni D. Manso Monteiro; 8º H. Rangel Schimidt; 9º dr. Necesio José Tavares; 10º dr. Anthero Dutra de Moraes; 11º coronel Francisco Ferreira Alves.
2º plano – (da direita para a esquerda): 1º capitão Dias Primo; 2º dr. Eduardo Limpo de Abreu; 3º Joaquim Verissimo da Costa Lage; 4º Carlos Silva; 5º dr. João das Chagas Lobato; 6º ....; 7º coronel Bernardo Manso.
3 plano – (da direita para a esquerda): 1º Necesio Macedo; 2º Arthur Alvares de A. Campos; 3º dr. Joaquim de Oliveira Santos; 4º dr. Bernardo Cysneiro da Costa Reis; 5º dr. Henrique Diniz; 6º Antonio Olyntho Santos Pires; 7º dr. Aristides Maia; 8º dr. Arthur C. Guimarães; 9º Graciliano Martins Sobrinho.



Não foi possível precisar o ano da fundação do povoado de Cisneiros. Pelas pesquisas, descobriu-se que as primeiras casas surgiram na margem da estrada que ia de Presídio (Visconde do Rio Branco) a Campos dos Goitacazes ( Rio de Janeiro ).
Quando estava sendo construída a Estrada de Ferro Leopoldina a estação que existia no lugar teve o nome de Tapirussú, devido a proximidade com este povoado. Anos depois, recebeu o nome de Aliança, devido a Fazenda Aliança de propriedade do Dr. Bernardo Tolentino Cysneiros da Costa, personagem que muito lutou para o crescimento deste lugar.
O Dr. Bernardo nasceu em Nossa Senhora do Ó, em Pernambuco em 28 de janeiro de 1847. Estudou medicina na Faculdade da Bahia, defendendo tese de doutamento em 1871, sobre "Cancro no estômago", vindo colar grau de médico em 16/12/1871.
Foi senador e interventor do Estado de Minas, na questão das divisas entre o Estado de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, em 1897. Elaborou junto com o secretário Dr. Nominato José de Souza Lima, importante relatório, descrevendo dados históricos e geográficos do estado. Este relatório foi publicado na íntegra pela Revista do Arquivo Público Mineiro em 1903.
Por influência do Dr. Bernardo, o povoado da Aliança foi elevado a categoria de distrito em 02 de junho de 1890, por decreto do governador do estado, João Pinheiro da Silva.
Abaixo a transcrição do decreto:

DECRETO N. 87 - DE 2 DE JUNHO DE 1890
Crea um districto de paz no logar denominado - Alliança - municipio de Cataguazes.
O doutor governador do Estado de Minas Geraes de conformidade com a proposta da 3ª commissão de estatística, desta data, sob o n. 77, resolve crear um districto de paz no logar denominado - Alliança - municipio de Cataguazes, com as seguintes divisas: Partindo da margem esquerda do Rio Pomba, na freguesia do Laranjal no logar denominado - Volta do Rio, onde está situada a fazenda do cidadão Avelino Baptista Soares, e pela divisa da mesma fazenda, espigão acima até á fazenda denominada - S. Pedro, pertencente á D. Guilhermina Candida de Novaes e seus herdeiros, e deste espigão acima, águas vertentes até á situação de João Simão, e d'ahi, espigão á direita atravessando a estrada do Laranjal, seguindo ainda o mesmo espigão, comprehendendo todas as águas vertentes do Ribeirão denominado - Brauminha - e deste pelo espigão acima até á fazenda denominada - Souzas e pertencente á D. Maria Rita da Conceição, e pela divisa desta abaixo, á direita, atravessando o ribeirão Brahuna, seguindo a mesma divisa dos Souzas, espigão aicma, até á diviza com José da Silva Maciel, ainda espigão acima, dividindo a fazenda do capitão Manoel Francisco de Paula com a dos Souzas até á divisa de Francisco da Silva Pinto, seguindo á direita e dividindo com Francisco Quintiliano, Felicio Dias e Manoel Firmino de Sá, terrenos esses que dividem com a fazenda que foi de Francisco Vieira Pirahy até o ribeirão Capivara, compreendendo todas as terras pertencentes ao capitao Manoel Francisco de Paula e ribeirão Capivara abaixo até o rumo das sesmarias de Francisco Vieira de Paula e Silva, e por este abaixo até encontrar o espigão que divide a fazenda do Bom Sucecesso, pertencente a Ildefonso Moreira de Faria e Silva, com a dos herdeiros de Barbosa Valente, e por esta abaixo, comprehendendo todos os terrenos da fazenda denominda - Boa Sorte, e pertencente a Antonio Balbino de Resende, e seus herdeiros, bem assim mais todos os terrenos da fazenda denominada - Soledade e pertencente a João Moreira de Faria e Silva, filhos e genros, e dahi a fechar no ribeirão de S. Antonio dos Brotos, pela margem direita, divisa do Estado de Minas como o do Rio de Janeiro, e por este abaixo até a embocadura como o Rio Pomba, e por este acima até o ponto de partida.
Palacio, em Ouro Preto, 2 de junho de 1890
João Pinheiro da Silva


O Dr. Bernardo foi casado Julieta Magalhães da Costa Reis e teve nove filhos. Faleceu em Cisneiros em 11 de setembro de 1908 às três horas da tarde de "sincope cardíaca", conforme atestado do Dr. Victor Custódio Ferreira.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976