Garimpo em Palma e Cisneiros
Até por volta de 1940 em Cisneiros existia a extração de ouro e, por volta de 200 pessoas dedicavam-se a esta atividade.
Em outubro de 1941 esteve no município, o cineasta Humberto Mauro (pioneiro do cinema nacional), a serviço do Instituto Nacional do Cinema Educativo, filmando os detalhes do trabalho de mineração desde a pesquisa até a venda.
Depois desta época os veios auríferos foram abandonados e nos anos seguintes, algumas pessoas tentaram a atividade mas em volume menor.
Segundo pesquisas, ainda existe ouro no solo do município de Palma, mas a dificuldade de extração somada aos custos, inibe a atividade.
Em diversas épocas, principalmente em Cisneiros, muitas pessoas ficaram procurando por uma panela cheia de ouro. E em todos os locais, depois de muito cavoucar e utilizarem videntes, nada foi encontrado.
terça-feira, janeiro 30, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência A...
-
Firmo de Araújo Coronel Firmo de Araújo Pereira O Coronel Firmo de Araújo Pereira nasceu no dia 01 de junho de 1847 na fazenda "Mutuca&...
-
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição...
2 comentários:
Prezado Joaquim, achei muito interessante seu trabalho neste Blog. Conheço Itapiruçu desde que era moleque, costuma passar as férias de fim de ano lá. Ficava sempre na casa do pessoal da Ferraria São José, de propriedade do Zezinho Monego, você conheceu o pessoal de lá? Tem alguma notícia, a ferraria ainda existe?
Um abraço.
Alyson Pessoa
alyson.pessoa@ig.com.br
Legal. Eu também conheço aquela região, e me lembro inclusive do Alyson pescando nos rios da região. rs
Poxa! Mas mais de 1 anos se passou e ainda não responderam a pergunta dele.
Hoje não sei como está a região nem as habitantes de lá, queria notícias.
Outro abraço e um especial para o Alyson! rs
Aída Cardoso
Postar um comentário