Barão de Monte Alto

O nome deste município foi uma homenagem a Francisco Alves da Silva Pereira, Barão de Monte Alto - comerciante de café e proprietário da fazenda Monte Alto.

O decreto lei nº 5.394, de 31 de agosto de 1920, criou o distrito de Morro Alto, pertencente ao município de Palma. Nesta época o líder político mais importante era o farmacêutico Arthur Duarte, exerceu o cargo de vereador e juiz de paz.

Entre 1945 e 1940, Othônio Antunes organizou uma pequena comissão pela emancipação político-admistrativa do município de Palma. Enquanto Arthur Duarte administrava Morro Alto, Othônio e seus companheiros davam sinal de conquista. No dia 12 de outubro de 1958, Othônio Antunes entregou ao governador José Francisco Bias Fortes, o projeto de emancipação.

Apresentado na Câmara Municipal de Palma o projeto de desmembramento e emancipação dos distritos de Silveira Carvalho, Morro Alto e Cachoeira Alegre, acabou sendo aprovado por unanimidade em 20 de outubro de 1958.

Pela lei Nº 2.764 de 31 de dezembro de 1962 é criado o município de Barão do Monte Alto, tendo três distritos: Barão do Monte Alto (sede), Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho.

No 1º de março de 1963 é instalado o município de Barão do Monte Alto com a presença de autoridades da região e teve cobertura jornalística de "A Defesa", com matéria de capa.

José de Oliveira Carvalho é nomeado intendente até 31 de agosto de 1963, quando foi empossado o primeiro prefeito, Eliezer Olivier de Paula, o vice Odilon da Silva Carvalho e vereadores.

Comentários

Sonia Canellas disse…
Ola, Joaquim
Temos duas coisas em comum: ambos nascemos em um distrito de Palma (eu nasci em Silveira Carvalho) e admiramos o trabalho fantastico que Beto Metri vem realizando na preservacao da memoria cultural e historica de nossa Palma.
Gostaria de conhecer seu trabalho, o material que voce pesquisou para o seu livro, saber o que voce tem sobre Silveira Carvalho. Minha familia materna (Ribeiro) e' originaria de la, da Fazenda do Caete'. Se voce puder, entre em contato comigo. Beto e' meu amigo de infancia e sabe do meu interesse em preservacao cultural e historica e pode te falar a meu respeito. Obrigada e parabens pelo blog.
Um abraco,
Sonia Canellas
Sonia, me envie e-mail para facilitar o contato.

Postagens mais visitadas deste blog