quinta-feira, outubro 18, 2007

Ferraria São José

Havia comentado em post do ano passado sobre a ferraria do Zezinho Munega. Estive domingo em Itapiruçú, passei por lá e fiz a foto publicada abaixo.

Segundo informações, a ferraria continua funcionando e com muito trabalho. No passado o forte era a fabricação de foices, enxadas, etc, utilizadas na agricultura.

Os filhos de Zezinho Munega inovaram e atualmente o carro-chefe é a fabricação de portões e janelas.


Ferraria São José mais conhecida como Ferraria do Zezinho Munega


Parabéns à família Munega por continuar este trabalho tradicional e sempre procurando inovar nestes novos tempos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Joaquim, legal sua publicação sobre a Ferraria São José, sou parente dos Munego, vou a Itapiruçu desde os 8 anos de idade. Gosto muito de pescar no Rio Pomba, apesar de nos últimos anos a pesca predatória ter acabado com o Rio. É um absurdo o que os pescadores alí da região fizeram com aquele Rio. Em algumas conversas com o Zequinha (um dos filhos do Zezinho Munego)dono da Ferraria, ele me disse que o Rio Pomba a 20 anos atrás tinha muito peixe, agora está acabado. É lamentável, mas se houver uma concientização, ainda dá para reverter essa situação.

Um grande Abraço.

Alyson Pessoa

Anônimo disse...

Sou conhecido como FINO, por ser bem magro na época em que comecei a ir a Itapiruçu, em 1984, com meus amigos Isais, Edinho, Romilson, estes últimos, netos do Sr. Zezinho Monega e Dona Nair, que deixaram muitas saudades e sobrinhos do Zequinha da Ferraria meu compadre, pessoa de ótimas qualidades, bem como sua esposa, filhos e todos os parentes, muito acolhedores. O lugar continua encantando. Quando vou levo minha esposa e minha filha, bebê, que já adora o lugar.
Amo muito Itapiruçu, mas não tomo mais banho no ribeirão como há 20 anos atrás.
A Ferraria continua firme e forte.
Abraços, FINO (Carlos Cézar)

Mapa Palma - 1976