História de Palma

Anos atrás, por volta de 1986, quando visitava arquivos públicos em Cataguases e Juiz de Fora, encontrei algumas pessoas também pesquisando a história da região, principalmente de Miraí e Visconde do Rio Branco.

Em conversas com algumas pessoas existia a preocupação com a falta de material disponível e, com isto muitos tinham interesse em pesquisar e escrever. Muitos desistiram, outros nem começaram o trabalho.

E de tempos para cá vem aparecendo alguns estudos. Primeiro o livro do Padre Geraldo Monteiro com a “História Geral do Laranjal” e depois “Altivo Linhares – Memórias de um líder da velha província” de Maurício Monteiro.

Nilza Cantoni possui site e blog com bastante material sobre famílias do nosso município e ela continua pesquisando.

Várias pessoas estão pesquisando a árvore genealógica e com isto muitos fatos sobre a história do município são revelados.

Em Palma, o Beto Metri organizou um acervo fotográfico muito bom e está exposto em seu restaurante “O Califa”.

Fui informado de que alguns pesquisadores de Pádua estiveram em Palma à busca de informações das ligações histórias entre as duas cidades – o elo é o Coronel Firmo de Araújo Pereira. Em breve este material deverá ser publicado. Não consegui o nome do livro e nem da autora, mas no ano passado foi publicado um romance em que alguns fatos se passam na “Vila do Capivara”.

A história de Palma está sendo escrita por um membro da família Agrícola que mora no Rio de Janeiro. Com certeza muita coisa nova e interessante deverá aparecer.

Se algum leitor deste blog tiver conhecimento de outras pesquisas em curso nos avise para ser divulgado.

Tudo isto é muito bom, aos poucos a nossa história vai sendo registrada e divulgada.

Comentários

Anônimo disse…
Além de um livreto publicado p Maurício Monteiro, tenho conhecimento de um livro, já publicado, por uma paduana, que alguns criticam outros elogiam chamado "O CORONEL - O Poder Falível de um Semideus", autora Rita Puccinini. Editora é a Litteris do RJ.

Postagens mais visitadas deste blog