segunda-feira, maio 28, 2007

Família Machado

Provenientes de Bocaina(MG), os filhos de Severino José Machado e Maria Antonia de Jesus espalharam-se pela parte norte do município de Recreio.

Existem registros dos seguintes nos documentos de Conceição da Boa Vista:

1-Luiza Ignacia de Almeida, casada com João Domingues Alves. Radicaram em Itapiruçú e entre seus descendentes estão irmãos José Jairo e Jairzinho que possuiram uma casa de comércio bastante conhecida.

2-Antônio José Augusto Machado, casado com Maria da Glória de Almeida. Migrou para a Baraúna. Faleceu por volta de 1937. Em 1881 vendeu sua parte na herança do pai: 5 alqueires. Em 1883 vendeu a herança de sua avó materna: 26 hectares. Com o produto da venda, teria comprado uma pequena propriedade em Itapiruçú, vizinha de parentes de sua esposa. Seus descendentes estão espalhados e, em Cisneiros mora Sinval de Paula Machado e família.

3-Francisco José Machado, casado com Julia Inacia de Moraes. Continuou vivendo nas terras herdadas de seu pai e avó materna, em Bocaina. Muitos homônimos na descendência, dificultando a organização da família.

4-João José Machado, casado com Ana Venancia da Silva.

5-Mariana Antonia de Almeida, falecida solteira, na Bocaina.

6-Rita Antonia de Almeida, casada com Luiz Basilio de Moraes. Sem informações sobre localização e descendência.

O casal Severino José Machado e Maria Antonia de Jesus deve ter tido mais filhos, como era costume na época. Seu filho, Antonio Augusto Machado teve 17 filhos, sendo os caçulas Ricardo Augusto Machado e Marcelino Augusto Machado, nascidos em 1894 e 1896, respectivamente.

Na região de Palma e Laranjal existiram e ainda existem famílias com sobrenome Machado, sem nenhum vínculo parentesco.

Agradeço a colaboração de Nilza Cantoni de Petrópolis(RJ) que forneceu os dados para este artigo.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976