sábado, julho 14, 2007

Palma

O partido chefiado pelo Cel. Costa Mattos e que na política do Estado obedece a orientação do ilustre deputado dr. Astolpho Dutra, fez todas as mesas eleitoraes, na reunião da Junta Organizadora dessas mesas a 30 de dezembro findo. A facção contraria conseguiu apenas oito membros, entre efetivos e suplentes, dispersos pelas 15 secções de que se compõe o município.
Os trabalhos da junta, que se iniciaram as 12 horas do dia 30 só terminaram a 1 hora da manhã do dia 31.
A junta em tudo e com o máximo escrúpulo, procedeu de acordo com a lei.
Pelos srs. Coronel Roldão Ascenso e Ademar de Mattos Ferreira eleitores de Tapirussú foram apresentados dois ofícios indicando mesários para a 15ª secção. A junta impugnou esses ofícios, ambos eivados de vícios e irregularidades, sendo que um deles entre outros documentos, trazia o título de eleitor de Pedro Celidonio Monteiro dos Reis sem assignatura e apenas cheio de dizeres usuais.
O presidente da junta expediu, no prazo legal e a seus destinos, as copias autenticas da ata da reunião, afixou os editaes ordenados pela lei e esta expedindo aso mesários eleitos.
A reunião foi presidida pelo 1º suplente do substituto do Juiz Federal em exercício, Américo José Fernandes, servindo de secretário o ajudante do procurador da República, Capm. Sebastião de Aquino Affonso, a ela comparecendo os membros efetivos capitães Albertino da Costa Mattos, Laudelino Gonçalves Campos e João Fernandes Vieira e suplentes coronel Manoel Gonçalves Pinheiro, capitães José Nicolau Ferrari e Christalino Gonçalves Campos, Major Ernestino de Moraes e capm. Nicanor Barboza do Amaral, este ultimo, oposicionista.

JUNTA DE REVISÃO DE ALISTAMENTO

Sob a presidência do Exmo. Sr. Dr. José de Amorim, M.D. Juiz e Direito da Comarca, reuniram-se no dia 5, na sala das sessões da Câmara Municipal os contribuintes do imposto territorial e dos predial, e os vereadores á Câmara e seus suplentes, para o fim de se eleita a junta de revisão do alistamento no município.
A comissão funcionou com toda a regularidade, tendo ficado constituída a junta.

PRÓXIMO ENLACE

Realiza-se a 25 do corrente mês o consórcio da gentil senhorita Helena Duarte, dileta filha do Sr. Major Eleutério Dias Duarte, fazendeiro neste município, com o Sr. Eliezer de Almeida.

Tribuna Popular Nº 08 - 10 de janeiro de 1915 – Cataguases(MG)

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976