sábado, julho 14, 2007

Paróquia do Capivara

O primeiro padre da paróquia do Capivara foi Joaquim Nogueira Penido e o primeiro batizado registrado no livro o de José, no dia 12 de outubro de 1851, filho de José Martins Netto e Rita Candida de Jesus.

Em uma das páginas do livro existe o seguinte registro:

Revisto por mim os assentos dos baptisados livres e captivos deste Curato de São Francisco de Assis no lugar do Capivara; e muito louvando o aceio e zelo do Reverendíssimo Cura; contudo recomendo ao mesmo, que os assentos dos baptisados sejão feitas com as competentes declarações de dia mês e anno, cor idade do recém nascido,e naturalidade dos pais; afim de satisfazer-se a exigência do Governo, para declarações estatísticas e bem assim dos avós paternos e maternos conforme determina a Constituição do Bispado. Em visita, Capivara 2 de Outubro de 1853.
O. Com. Arcip. Vig. João Carlos Monteiro

Neste mesmo livro de registro dos batizados, existe um registro interessante:

Thomas, inocente, pardo, filho de Luciana crioula, escrava de José Antonio Alves, nascida a sete de junho de mil oitocentos e cincoenta e sete, foi por mim solenemente baptisado no Oratório da Fazenda Invejada a vinte e três de julho do dito anno. Foram padrinhos Francisco Candido Rodrigues e Luciana Adriana de Jesus; e nesta ocasião pediu-me o Senhor do recém-nascido que nesse assento e declarou liberto como se nascesse de ventre livre; pois assim o fazia por julgar que entre ele, e o baptisado existiam relações de parentesco, ficando desde o momento, reconhecido livre o referido inocente do que para constar faço este, em comigo assigna o dito Senhor Alves. Era ut supra.
Joze Antonio Alves
Vigário Joaquim Nogueira Penido

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976