A Matta

No livro de Mauricio Monteiro, "Altivo Linhares-Memórias de um líder da velha provínicia" é reproduzida a capa do jornal "A Matta" de 01 de junho de 1910, quando aconteceu uma festa em Palma em homenagem a Firmo de Araújo, onde compareceram muitos políticos da região.



Pelo reprodução, têm-se a informação que o jornal circulava há três anos estava na edição de número 119 e era um órgão de circulação regional. O redator, J. Cornelio dos Santos do qual não temos mais informações. E este exemplar, pelo jeito o único que restou, foi impresso em tecido.

Alguma coisa precisa ser feita para preservamos a memória e história do município. Palma teve vários jornais e pouca coisa ficou arquivada.

Comentários

Plinio Alvim disse…
Olá, Joaquim Machado. Parabéns pelo seu trabalho. Vez em quando olho seu blog. Pesquiso, há 28 anos, a história regional e tenho farto material em meu acervo. Inclusive um exemplar desse 'lendário, raríssimo, histórico e famoso'jornal impresso em tecido' - "A Matta", de 1910, edição comemorativa do aniversário do Cel. Firmo de Araújo; além dos livros que você cita sobre o coronel(autografados pelos autores).Meus antepassados paternos são de Palma-MG e meus avós radicaram-se em Miracema-RJ. Um abraço. Plinio Alvim.

Postagens mais visitadas deste blog