sexta-feira, dezembro 14, 2007

Família Costa Reis

O Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis era descendente de pessoas que tiveram importância na história de Minas Gerais, sendo bisneto de Manoel Manso da Costa Reis, nascido em 1711 na cidade de Salvador(BA) e casado com Clara Maria Negreiros de Castro em 1750, na cidade de Ouro Preto(MG).

No ano 1770 o tenente Manoel Manso da Costa Reis foi indicado, juntamente com o capitão Feliciano José da Câmara – capitão mais velho do terço de Ordenanças de Vila Rica – e com o tenente-coronel do terço de Auxiliares de Vila Rica, Antônio de Sousa Mesquita, na lista tríplice da Câmara de Ouro Preto para ocupar o posto de sargento-mor das Ordenanças vago por falecimento de Manuel Rodrigues Abrantes.

Seu avô paterno era o Capitão Valeriano Manso da Costa Reis, nascido em Ouro Preto(MG) e casado Ana Ricarda Marcelina de Seixas em 26 novembro 1788 em Ouro Preto(MG). O Capitão Valeriano tinha como cunhada Maria Dorothéa Joaquina de Seixas, Marília de Dirceu, musa do poeta Thomaz Antonio Gonzaga. Nos Autos da Devassa, o Capitão Valeriano é citado, tendo atuado no mesmo regimento de Tiradentes.

Seu pai, Bernardo Tolentino Manso da Costa Reis, nasceu em 1800 na cidade de Ouro Preto(MG) e, mudou-se para Pernambuco em data desconhecida, onde casou-se com sua prima-paterna Maria Antonia Cysneiro da Costa Reis em 02 de julho de 1827, em Recife (cartório Boa Vista, Livro 4, folha 99). Bernardo Tolentino nesta época era comerciante em Recife e Comendador da Ordem da Rosa. A informação não é precisa, mas acredita-se que esta migração para Pernambuco teve a ver com o declínio da exploração das minas de ouro.

A família Cysneiro em Pernambuco nesta época possuia na região de Ipojuca vários engenhos de açúcar. O Dr. Costa Reis nasceu no dia 28 de janeiro de 1847, no distrito de Nossa Senhora do Ó, Comarca de Ipojuca(PE).

O Dr. Costa Reis estudou em Salvador(BA) de 1866 a 1871. Pelas datas, chega-se a conclusão que após se formar voltou para Providência(Leopoldina) para clinicar e ser fazendeiro.

Os Costa Reis tinham ligações familiares com os Côrte Real, Monteiro de Barros e Gama Cerqueira e alguns membros delas exerceu influência na política de Leopoldina.

No livro "Minhas Recordações" de Francisco de Paula Ferreira de Rezende, na edição da Imprensa Oficial de Minas Gerais, na página 423:

Naquele tempo um dos homens mais importantes do município da Leopoldina era o major José Maria Manso da Costa Reis. Um dia, uma pessoa que não conhecia aquele major o qual geralmente conhecido pelo simples nome de major José Maria, o confundiu com o dono do Hotel e deu a este o título de major.

O Dr. Bernardo Cysneiro da Costa Reis começou a adquirir os terrenos que formaram a Fazenda Aliança em Cisneiros(MG) no ano de 1876.

Fontes:

http://www.angustura.com.br/
Revista do Espaço Acadêmico Nº 68 Janeiro/2007
Consulta por e-mail a Nilza Cantoni de Petrópolis(RJ)

Nenhum comentário: