segunda-feira, setembro 18, 2006

Andarilhos e ciganos

Hoje praticamente não passam por Cisneiros, Palma e Itapiruçú, mas anos atrás, existiam muitos andarilhos e ciganos por estes lugares. Muitos dormiam nas estações de trem e em outros prédios abandonados. Os adultos assustavam as crianças, dizendo-lhes que não obedecessem iam entregá-las aos andarilhos ou ciganos. E as crianças, como morriam de medo.

Segundo minha avó, Dona Turca, antes do governo Getúlio Vargas existiam mais andarilhos. E isto devido ao fato de não haver amparo social do governo por um acidente ou doença. Após ser instituida a aposentadoria, muitos passaram a ter uma vida mais digna. Muitos andarilhos que passavam por Cisneiros eram conhecidos da população. Existia um, que passava de vez em quando e tinha um monte de filhos e cachorros.

Os ciganos vinha até Cisneiros e Palma, mas a maioria preferia Itapiruçú pelos espaços vagos onde acampavam. E faziam negócios com produtos que fabricavam usando o cobre e também, gostavam de barganhar com cavalos. E era muito conhecida, a esperteza destes.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976