Pular para o conteúdo principal
A Fazenda Aliança

Para constituir a Fazenda Aliança, o Dr. Bernardo Cysneiro da Costa Reis comprou em sociedade com o Capitão José da Costa Mattos diversas propriedades e sendo a primeira aquirida em 18/09/1876, conforme o Livro Nº 06 de Notas do Capivara às páginas 43V, 44 e 45. A compra foi feita a José Bernardino de Paula e sua mulher Bernardina Maria de Paula pelo valor de 15 contos de réis uma área de trinta e sete alqueires que receberam de herança de seu finado pais e sogro José Venancio de Paula e Joaquina Candida de Paula. E outra de cinquenta e dois e meio alqueires que adquiriram do herdeiro Pedro Ferreira de Andrade e sua mulher. A escritura diz existem benfeitorias como casas de morada, moinho, cafezais e outras que receberam da fazenda Velha.
Em 09/11/1876, conforme o Livro Nº 06 de Notas do Capivara às folhas 64,65 e 66, os mesmo sócios compraram de José Venancio de Paula e sua mulher Dona Maria Luciana de Paula e Francisco Luciano de Paula e sua mulher Bernardina Carolina de Paula por 10 contos de réis e disseram que a propriedade confronta de um lado com o Rio Pomba, de outro com terras da Fazenda Floresta, pertencentes aos herdeiros do finado Doutor Reif, por outro com terras de Manoel Candido da Costa e por outro com Francisco de Sá Rocha, por outro com José Pereira da Roza e por outro com o Ribeirão Capivara.
Em 22/05/1877 os sócios compraram mais 18 alqueires de Manoel José d’Oliveira Sarandy e sua mulher Ritta Maria Dias, conforme Notas do Capivara Nº 06 às folhas 106, 107 e 108, com as seguintes divisas: Rio Pomba acima divisando e confrontando com terras de Manoel Ferreira, onde se acha uma figueira a beira do Rio Pomba e desta árvore seguir divisando pelos fundos das terras e águas vertentes e pelo Rio Pomba abaixo confronta e divide com terras de Antonio Dias Pereira até onde se acha paus de moirões de porteira fincados, e desta segue pelos fundos das terras, divisando com as vertentes com o mesmo Dias e pelo lado de frente do Rio Pomba divisa águas vertentes entre a situação e a de Manoel Ferreira, de cujas terras pelas divisas acima com casas, cafezais, plantações e todas as benfeitorias que nela contém. Pagaram por esta 2 contos de réis.
Em 18/02/1878 os sócios Dr. Bernardo Cysneiro e Capitão José da Costa Mattos, compram de Francisco Luciano de Paula e José Bernardino de Paula. Venderam por 1 conto e 400 réis, os direitos para desobrigarem que contrair escritura pública, para legalizar as divisas com os confrontantes da sesmaria Barra do Capivara, ficando os sócios obrigados a medir, retombar à sua custa e resolver quaisquer pendências judiciais com os vizinhos. E com esta venda falta somente a parte de Pedro Ferreira de Andrade para que os sócios sejam donos de toda a sesmaria Barra do Capivara e suas benfeitorias, sem dependência de mais herdeiros.
Em 09/03/1878, conforme o Livro de Notas Nº 06 às folhas 170V, 171 e 172, os sócios compraram por 1 conto e 400 réis a parte de Pedro Ferreira de Andrade e sua mulher Luciana Nora de Paula.
Pelo mesmo Livro Nº 06 de Notas do Capivara às folhas 177 e 178, o Dr. Bernardo Cysneiro da Costa Reis, representado por seu gerente o Capitão José da Costa Mattos vendeu a José Moreira de Faria e Silva um escravo de nome Renovato, pardo, 26 anos, matriculado em Piaucó, Paraíba do Norte sob o nº 1.324 de 30/09/1872, pelo valor de dois contos e 100 mil réis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Sou filho de Maria Desejo dar-te amor Oh, oh serve-me de guia Amável protetor Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Agradeço a colaboração de Leir Moura, filha do Sr. Aprígio de Moura que enviou o hino. Este hino era cantado pelos alunos antes de entrar em classe, pela inspetora de alunos, Adelaide Guedes Amorim.
Dados sobre Dr. Bernardo Cysneiro e família 1847 O Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis nasce no dia 28 de janeiro no estado de Pernambuco, filho do Coronel Bernardo Tolentino Manso da Costa Reis e Maria Antonia Cysneiro da Costa Reis. 1866 Matricula-se na Faculdade de Medicina da Bahia, no 1º ano em 02/03/1866. 1871 Colou grau de médico em 16/12/1871, com a tese de doutoramento: “Câncro no estômago”. Teve como colega de sua família: Affonso Arthur Cysneiro de Albuquerque. 1876 Representado por seu gerente e sócio, o Major José da Costa Mattos compram de vários herdeiros partes da antiga sesmaria “Barra do Capivara” que mais tarde seria a fazenda Aliança e local onde surgiu o povoado de Cisneiros. 1886 Antonio Lyrio Vespucio, Presbítero Secular do Hábito de São Pedro e Vigário Encomendado na Freguesia São Francisco de Assis do Capivara certifica que aos 30/05/1886, batizou a inocente Julieta, nascida em 27/10/1885, filha do Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis e D. Ju
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição oral, uma forma muito interessante de preservar a memória. Meu avô Joaquim Batista Ferreira é um grande contador de história e tem uma memória excelente e está com 81 anos, completados em 17 de setembro do ano passado. Contou-me um fato interessante – a construção do matadouro de Cisneiros foi uma exigência da empresa construtora do armazém da CASEMG. Palma e Itapiruçú tiveram seu matadouro municipal muitos anos depois. Joaquim Batista Ferreira - 13/10/2007 E por volta de 1942, a pessoa mais abastada de Cisneiros era Caetano Guedes, responsável pelo fornecimento de madeira para estrada de ferro. Segundo ele, onde hoje fica a praça de Cisneiros, durante o dia ficava mais ou menos uns 20 carros-de-boi descarregando madeira, vinda de várias localidades do distrito. A madeira era carregada nos vagões conhecidos como “lenheira” e transportada para Recr