segunda-feira, junho 26, 2006

Teoria dos Seis Passos

Isto não tem nada a ver com a história de Cisneiros e Palma, mas resolvi escrever sobre este assunto pois é interessante.
O psicólogo norte-americano Stanley Milgram, em 1967, desenvolveu a teoria do "mundo pequeno" na revista Psychology Today, da qual qualquer pessoa no mundo está apenas a seis passos de distância de conhecer outra. Milgram na sua experiência usou voluntários de Nebraska e Kansas e conseguiram chegar a pessoas desconhecidas em Massachusetts usando uma rede de amigos, contatos comerciais e outras relações. Alguns acusam Milgram de ter forjado os dados para provar sua teoria.
Mesmo assim a teoria é interessante e como prova temos a internet e o site orkut.
Exemplo: se desejo conversar com o prefeito da minha cidade e não o conheço, primeiro procuro um amigo que pode não ter contato com o prefeito, mas conhece alguém e com isto temos dois passos. E assim vai, é o relacionamento de rede.
E usando os novos recursos tecnológicos a disseminação desta rede é cada vez maior. Eu mesmo, através da comunidade "Eu amo Cisneiros" e "Palma" tive contato com pessoas que de outra forma, seria muito mais difícil, ou quase impossível.
E destes contatos surgiu também este blog pela curiosidade das pessoas em conhecer a história de seus antepassados. No início trocando e-mail com Ana Clara Fagundes Finamore Frederic, perguntei se não tinha fotos atuais de Cisneiros. Ela respondeu que poderia conseguir. E de seu contato com o Sidney Eduardo Affonso em poucos dias conseguiu as fotos. Com isto foram dois passos até ter as fotos estarem publicados neste blog, nos posts anteriores.
E com a colaboração de diversos membros, estamos aos poucos escrevendo a história a muitas mãos.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976