Conceição da Boa Vista
Não existem dados seguros sobre a fundação de Conceição da Boa Vista. O que se sabe é que onde fica hoje o distrito moravam índios. E que um destes índios vendeu três alqueires a Antonio Bernardes por uma junta de bois e uma mula brava.
O primeiro proprietário de quase todas as terras da região foi Francisco Antonio dos Santos, um dos doadores do terreno onde foi construída a igreja. Os doadores do patrimônio do antigo arraial das Taquaras(primeiro nome de Conceição da Boa Vista) foram: Antonio Bernades da Rocha com três alqueires; Laureano de Carvalho e Fulano de Tal Ferreira, ambos com um alqueire cada um. Tempos depois Antonio Bernandes da Rocha doou mais cinco alqueires e com isso o total da área do patrimônio chegou a 10 alqueires. Francisco Antonio dos Santos e o Capitão Jacintho também fizeram contribuições para a igreja.
O curato de Nosso Senhora da Conceição da Boa Vista foi eleavado a distrito por lei no dia 01 de outubro de 1851, pertencendo a Mar de Espanha. Mais tarde, em 27 de outubro de 1854 foi incorporado ao município de Leopoldina e depois incorporado ao recém-criado município de Recreio.
O primeiro padre do curato foi um tal de Frei Bento. O segundo, Padre João, negro e a primeira missa que celebrou numa capela e Antonio Bernardes e Antonio J. Tavarergenrodo assistiram com camisa de manga e na época isto era considerado um desrespeito. Ao terminar a missa, Padre João chamou a atenção deles dizendo que fosse para receber a visita do Imperador ou o Presidente da Província eles colocariam a melhor roupa e para ver Deus vinham de camisa de manga.
Antonio Bernardes da Rocha incitou o povo a linchar o negro pois este estava muito atrevido. O padre aborreceu-se com isto e abandonou Conceição da Boa Vista e ao ir embora limpou a poeira da bota e disse que aquela povoação não ira adiante. Até hoje, acredita-se que isto foi o fator que fez com Conceição não progredisse.
A matriz foi fundada em 1861. É uma excelente obra em madeira, com altar-môr coberto de cúpula sustentada por quatro colunas, com algum ouro. O Batistério tem um interessante trabalho em madeira, com rendilhado em quadrículos. Tem dois altares laterais bem conservados. Possui três belas imagens: Senhor Morto, Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, que estão em estado precário.
A matriz foi remodelada duas vezes: a primeira em 1924 pelo padre José Alves Bernardes e outra em 1930 pelo padre Vito Guida. As paredes foram reforçadas com barras de ferro e também retocada por fora.
A primeira escola foi fundada em 1872 por Antonio Maximiliano; a segunda em 1929; e a terceira foi instalada no dia 31 de outubro de 1930. A primeira padaria foi de Silvestre Melido. O primeiro médico foi o Dr. Smith. O automóvel apareceu em 1929. A luz elétrica inaugurada em 19 de março de 1927. Os bispos Dom Prudêncio Gomes da Silva, de Goiás e Dom José Maria Parreira Lara, de Santos, nasceram em Conceição da Boa Vista.
sexta-feira, junho 16, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência A...
-
Firmo de Araújo Coronel Firmo de Araújo Pereira O Coronel Firmo de Araújo Pereira nasceu no dia 01 de junho de 1847 na fazenda "Mutuca&...
-
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição...
Nenhum comentário:
Postar um comentário