sábado, junho 17, 2006

Novo tempo na política de Palma

Em sua edição n 648 ano XXII o jornal “Cataguazes” publicou extensa reportagem sobre a política de Palma que reproduzimos abaixo:

Política de Palma

Quatorze dias antes do último pleito municipal um grupo de homens honestos e sabidamente bem intencionados, reuniu-se e resolveu, sem organização partidária dar combate nas urnas livres e respeitadas pelo amparo forte, leal e franco do Presidente Antonio Carlos, a administração do sr. Cel. José Barbosa de Castro Júnior.
Assim se travou a luta.
De um lado, um homem que vinha há mais de 10 anos detendo as rédeas da direção política e administrativa de Palma – o sr cel. Zequinha Barbosa; do outro apenas, cinco fazendeiros honestos, independente e dignos.
Terminada a campanha, como o pleito de 17 de abril, sairam triunfantes os cinco homens, que sem partido, se propuzeram salvar o município de Palma da letargia em que vivia – trazendo como recomendação apenas o seu passado!
Terminada a luta vieram em comissão a esta cidade e procuraram o deputado Sandoval Azevedo e lhe declararam que haviam batido nas urnas livres de Palma a situação dominante e lhe pediram o amparo e seu conselhos. O deputado Sandoval Azevedos os recebeu com particular carinho e se interessou vivamente pela sua causa. Disseram eles ao nosso chefe que nada queriam na política e na administração de Palma; desejavam apenas entregar a direção política e administração do município a indivíduos proclamadamente prudentes, tolerantes e sobretudo honestos.
E assim o fizeram. Esses homens que lutaram e venceram, na hora de se distribuirem os cargos de representação, de direção – demonstraram, mais uma vez, que só queriam e querem a paz, o progresso e a prosperidade do povo e do município em que vivem um vida cheia de honra, de honestidade e de trabalho fecundo.

O RECONHECIMENTO DE PODERES

No dia seis do corrente mês partiu desta cidade para a de Palma especialmente para acompanhar o reconhecimento de poderes, por parte da oposição vitoriosa, o deputado Pedro Dutra, que se demorou por lá até o dia 15 do corrente.
No dia 07 sob a presidência do Juiz de Direito reuniu-se a Junta Apuradora, tendo sido diplomados cinco vereadores oposicionistas e quatro situacionistas.
No dia 12 reuniram-se 3 vereadores oposicionistas e mais dois eleitos pelo partido situacionista, que compareceram à reunião apenas para lavrar um protesto contra o assassinato do vereador oposicionista Joaquim Fagundes da Costa Júnior.
Sem incidentes a nova Câmara terminou os seus trabalho de reconhecimento, tendo sido reconhecidos seis vereadores da oposição e três do partido situacionista.

A ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA

No dia 17, ao meio dia, presentes seis vereadores, sendo cinco eleitos pela oposição e um pelo partido, até então com a direção política administrativa do município, tiveram início os trabalhos da nova Câmara, que ficou composta dos seguintes vereadores: - Antonino Barboza de Castro e Silva, Francisco Nogueira de Freitas, José Barboza de Castro Júnior, Capião Eleuterio Dias Duarte, José Felix de Oliveira, Bianor Barboza do Amaral, Virgilio Menezes e Franco Olivier de Paula.
Procedida a eleição de Presidente, Vice-Presidente e Secretário da Câmara, verificou-se que foram eleitos por cinco votos os srs. Antonino Barboza de Castro e Silva, presidente, Francisco Olivier de Paula, vice-presidente e Eleuterio Dias Duarte, secretário.
Foram votados pela Câmara, voto de pezar pelo falecimento do vereador Fagundes Júnior e moções de apoio e solidariedade política aos srs. Presidente Antonio Carlos, Bias Fortes, Secretário da Segurança Pública e deputado Sandoval Azevedo.
Terminada a sessão da Câmara, o deputado Pedro Dutra em nome do Presidente Antonino Barboza de Castro e Silva, agradeceu aos vereadores ali presentes a sua eleição para tão elevado cargo.
Fez, o referido deputado declarações solenes e peremptórias de que o cel. Antonino Barboza só aceitou o cargo para fazer no município uma política larga, de paz , de tolerância, de ordem e de trabalho fecundo; e pediu o amparo de todos para a obra que o presidente recém-eleito se propunha a realizar.
Fez largas considerações sobre a política de Palma e pediu a todos que amparassem com coragem e fé a obra grandiosa que se ia realizar no município sob a direção criteriosa, inteligente e conciliadora dos srs. Antonino Barboza de Castro e Silva e Nicanor Barboza do Amaral, aquele como Presidente da Câmara e este como Presidente do Diretório do PRM de Palma.
Via-se pelas palavras de todos os presentes, que enchiam o salão e corredores da Câmara Municipal, a fé e a confiança que tinham no progresso e paz de Palma, sobre a direção daqueles dois ilustres cidadãos.

ORGANIZAÇÂO DO DIRETÓRIO DO P.RM. DE PALMA

No dia 15 do corrente, no salão do Hotel Rodrigues, reuniu-se grande número de eleitores e todos os membros dos diretórios distritais para se organizar o diretório Central do P.R.M de Palma.
Às duas horas da tarde o deputado Pedro Dutra, por delegação de todos os presentes, assumiu a Presidência e convidou para fazer parte da Mesa os senhores – Nicanor Barboza do Amaral, Antonino Barboza de Castro e Silva, Eleuterio Dias Duarte, Francisco Olivier de Paula e Irineu Rocha, que serviu de secretário.
O dr. Pedro Dutra declarou, então que se ia proceder a eleição do Diretório Central e explicou os fins da nova organização partidária.
Por proposta do sr. Agenor Barbosa do Amaral, um dos principais chefes, senão o principal da reação vitoriosa, foram aclamados membros do Diretório Central: Eleuterio Dias Duarte, Francisco Egmydio de Lima, Bianor Barbosa do Amaral, Joaquim Carvalho, Francisco Olivier de Paula, Nicanor Barbosa do Amaral, Antonino Barboza de Castro e Silva, José Barbosa do Amaral e Manoel Osorio de Freitas.
O dr Pedro propôs que fossem aclamados Presidente, Vice-Presidente e Secretário do Partido, respectivamente, os srs. Nicanor Barbosa do Amaral, Eleuterio Dias Duarte e José Barbosa do Amaral. Sob aclamações gerais foram aceitas as propostas referidas.
O dr. Pedro Dutra convidou o sr. Nicanor Barbosa do Amaral a ocupar a cadeira da presidência.
O presidente do P.R.M. de Palma, agradeceu a prova de confiança que, vinha de receber dos seus correligionários e declarou que o diretório ora eleito ia fazer tudo que fosse possível para implantar no município uma política, de paz, de concórdia e sobretudo de tolerância.
Disse que propunha fosse aclamado presidente honorário do novo partido, o deputado Sandoval Azevedo.
Era uma homenagem justa e merecida que rendiam ao ilustre político mineiro; pois, graças a sua influência, ao seu prestígio, aos seus sábios conselhos, foi que conseguiram triunfar no pleito do dia 17 de abril próximo findo.
E entre prolongada salva de palmas foi o dr. Sandoval Azevedo aclamado “presidente honorário do P.R.M. de Palma”.
Foram votadas por proposta do deputado Pedro Dutra moções de solidariedade ao Presidente do Estado dr. Antonio Carlos Ribeiro de Andrada e ao sr. Nicanor Barbosa do Amaral, Presidente do Diretório.
Ainda por proposta do sr. Nicanor Barbosa do Amaral foi votada uma moção de solidariedade política ao dr. Sandoval Azevedo.
O sr. Nicanor Amaral convidou a todos para assinarem a ata.
O sr. Capitão Eleuterio Dias Duarte antes de deixar a sua assinatura na ata, interpretando os desejos de todos os presentes agradeceu ao deputado Pedro Dutra o modo altamente criterioso, prudente e hábil por que vinha guiando os trabalhos de reconhecimento de poderes e a organização dos diretórios distritais e, naquele instante, do Diretório Central do P.R.M. de Palma.
As palavras do ilustre representante da cidade, na Câmara Municipal, foram ouvidas com vivo interesse, tendo o seu discurso sido muito aplaudido.
Ao terminar a reunião o dr. Pedro Dutra agradeceu as homenagens que acabava de receber e fez um apelo vibrante, cheio de entusiasmo e de fé, para que a nova agremiação partidária trabalhasse com afinco para se inaugurar no município uma política de paz, ordem, progresso e sobretudo de tolerância.
Terminou dizendo que acreditava sinceramente, que daquele dia em diante, novos horizontes se abriram na política de Palma; que tem todos os elementos para progredir e tornar entre os município de Minas, o lugar de destaque que lhe está reservado.
As palavras do orador foram vivamente aplaudidas.
E assim se encerrou aquela reunião política, a maior e mais importante que Palma já assistiu.

O BANQUETE AO DEPUTADO PEDRO DUTRA

Os membros dos diretórios centrais e distritais ofereceram ao dr. Pedro Dutra um lauto banquete de cinquenta talheres, no Hotel Rodrigues.
A mesa em forma de T, que se achava lindamente ornamentada, sentou-se o homenagiado tendo a sua direita o sr. Antonino Barboza de Castro e Silva, o cel. Costa Mattos e Agenor Barbosa do Amaral; a esquerda os srs. Nicanor Barbosa do Amaral, presidente do P.R.M. de Palma, Francisco Olivier de Palma e cap. Eleuterio Dias Duarte, vice-presidente do Partido.
Os demais lugares foram ocupados por todos os membros dos diretórios, vereadores, chefes políticos, funcionários públicos e pessoas gradas.
O banquete foi oferecido pelo cel. Costa Mattos.
Disse o velho lutador que aquela homenagem que se prestava ao jovem representante do povo no Congresso Estadual era o testemunho e a gratidão dos políticos e do povo da Palma pelo modo por que se conduziu no desempenho das funções de patrono do partido, que nas urnas livres e fiscalizadas, havia derrotado um homem que a mais de dez anos vinha ocupando a Presidência da Câmara de Palma.
Fez o orador várias considerações sobre a política de Palma e terminou dizendo que tinha a certeza de que o município entraria de agora em diante, numa fase de paz e progresso, dada o amparo que lhe dá o deputado Sandoval Azevedo e vontade firme que têm os srs. Nicanor Barbosa do Amaral e Antonino Barbosa de Castro e Silva de fazer o município marchar, dentro do regime da ordem e da paz, para diante e para cima.
As últimas palavras do velho orador foram abafadas por prolongada salva de palmas.
Em seguida levantou-se o homenageado e agradeceu aquela prova de afeto e carinho que lhe prestavam os políticos e os seus amigos de Palma.
Disse que tudo fazia crêr que o rico e opulento município de Palma, tão injuriado pelas mãos de maus administradores e políticos sem escrúpulos, havia tomado o rumo que há mais de 30 anos devia ter seguido.
Pois todos os elementos capazes de fazê-lo progredir estavam à frente dos seus destinos. Na justiça via-se o dr. Pedro de Resende, a quem o orador teceu os mais francos e rasgados elogios, como homem e como magistrado; à frente da política e da administração os srs. Nicanor Barbosa do Amaral e Antonino Barbosa de Castro e Silva, que são homens de passado cheio de trabalho e bondades, calmos, criteriosos e prudentes e sobretudo honestos.
Há ainda, disse o orador, uma prova palpável da sua confiança nos novos destinos de Palma. É o fato de ter abandonado o seu retiro às margens do Pomba e ter vindo à festa, demonstrando o seu entusiasmo a sua fé no futuro grandioso do município – o velho cel.Costa Mattos, que apesar de seus oitenta e dois anos completos mostrou-se entusiasmado pela nova fase da política palmense!
Terminou o dr. Pedro Dutra levantando a sua taça pela paz, pela felicidade e pelo progresso do povo e do município da Palma.
Falou em seguida o sr. Oscar Carneiro, diretor da “Nossa Terra” de Morro Alto.
Fez uma saudação ao homenageado em nome do povo do distrito de Morro Alto e fez largas considerações sobre a política e administração do município.
O deputado dr. Pedro Dutra agradeceu em seu nome e no dos srs. Nicanor Amaral e Antonino Barbosa as homenagens que acabavam de receber.
O sr. Irineu Rocha fez o brinde em honra ao sr. Presidente Antonio Carlos.
O banquete foi servido por senhoritas e abrilhantado por excelente orquesta.
E assim terminaram os festejos pela nova organização partidária do município de Palma.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976