A Fazenda Aliança

Entre 1876 e 1878 o Dr. Bernardo Cysneiro Costa Reis comprou as partes de todos os herdeiros da Sesmaria Barra do Capivara e formou a Fazenda Aliança. Esta fazenda recebeu este nome e depois a povoação que originou Cisneiros em homenagem ao lugar em vivia a família do Dr. Costa Reis em Pernambuco que era o distrito de Aliança, município de Ipojuca.
Após a morte do senador a viúva Dona Julieta Magalhães da Costa Reis administrou a fazenda juntamente com seus filhos. Em 19 de junho de 1917 toda a fazenda foi arredanda a Glicerio Serra por um período de quatro anos com o valor de 1:500$000 (um conto e quinhentos mil réis) o ano, sendo pagos adiantados. Na escritura o arrendatário tinha a opção de findo o contrato comprar a propridade. Pelos documentos nota-se que todos os filhos e herdeiros do Dr. Costa haviam se mudado de Cisneiros e moravam em cidades como Miracema, Rio Pomba, Campos e Rio de Janeiro.
Em 24 de fevereiro de 1924 os herdeiros venderam a Fazenda Aliança para Francisco Emilio de Lima. A fazenda com tempo acabou sendo toda desmembrada, mas os herdeiros de Francisco Emilio de Lima ainda possuem uma propriedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog