sexta-feira, junho 16, 2006

Algumas considerações sobre a pesquisa histórica

Durante dois anos pesquisei exaustivamente todos os órgãos competentes onde se encontravam documentes referentes à História de Cisneiros e Palma.
Consultei a Prefeitura de Palma, Cataguases, a Paróquia de São Francisco de Assis de Palma, a Paróquina Menino Jesus de Recreio, o Cartório de Notas de Cisneiros, Itapiruçú e de Palma, o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional, ambos do Rio de Janeiro.
Embora não muito experiente e sem usar técnicas modernas, consegui reunir um material importante que descreve a sociedade palmense desde a sua colonização nos final do século XVIII, com a chegada dos primeiros desbravadores que se aportaram das margens do ribeirão Capivara.
Em todo o documentário é citado o trabalho dos diversos líderes que administraram estas terras. Primeiramente, o Coronel Joaquim Vieira que com a família construiu a primeira casa, a sua fazenda e depois fez levantar uma capela sob o orago de São Francisco de Assis.
O povoamento foi lento e gradativo. As maiores fazendas produziam café que era exportado pela Estrada do Velho Presídio. Esta estrada começava onde fica a atual cidade de Visconde do Rio Branco, passava por Cataguases, Leopoldina, Laranjal, seguia o ribeirão São João e saia no Alto da Boa Vista, tomando rumo da Fazenda Aliança, nas margens do rio Pomba, passando dentro do povoado denominado Arraial Novo (atualmente Cisneiros), seguindo caminho para Miracema, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, indo atingir Campos de Goitcazes, no Estado do Rio de Janeiro.
O mineiro de Barbacena Firmo de Araújo Pereira exerceu uma liderança importante no município durante diversas décadas. Foi o seu talento de administrador que construiu o prédio da Matriz de São Francisco, o da Prefeitura, o Forum, enfim toda a infra-estrutura da cidade deve-se a ele, bem como também a emancipação de distrito de paz para cidade e depois a elevação à Comarca.
Depois de sua morte a política de Palma entrou em decadência devido a muitas brigas, onde correu muito sangue, trazendo inúmeros prejuízos ao progresso do município.
Os artigos que estão sendo postados neste blog são frutos desta pesquisa e não são perfeitos e nem acabados. É um esboço que serve de guia para que outros possam elaborar um trabalho mais completo.
A proposta deste blog é trazer elementos, incentivar o interesse de outras pessoas em pesquisar e não deixar nunca que os fatos importantes despareçam e que as futuras gerações fiquem sem resposta do por que de certas coisas.
Concluindo, ressalto que uma leitura detalhada dos artigos fará com que se tenha uma visão geral sobre o passado deste município. Mas o mais importante é ler e pesquisar ao mesmo tempo, questionar, cavoucar os tesouros da história municipal e, desvendando todo um passado que ficou amarelado e esquecidos nos livros de registro legal, jornais e principalmente na memória de um povo patriota e hospitaleiro.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976