quinta-feira, junho 22, 2006

Por que pesquisar e escrever sobre Cisneiros e Palma?

Quando estudava na escola São José e publicava o jornal "O Porta-Voz Cisneirense" certa vez pensei em escrever um artigo sobre a história de Cisneiros. Estive no cartório e conversei com Adelaide Guedes Amorim e a única informação que consegui foi o nome do fundador, Dr. Bernardo Cysneiro. Com poucos elementos, desisti e, nada publicado.
Em 1986 mesmo com pouco tempo pois trabalhava no sítio com meu avô, comecei a procurar. Escrevi muitas cartas para o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional no Rio de Janeiro e aos poucos fui coletando alguns dados.
Minha avó Turca contou-me muitas coisas que ouvia de seus pais e avós. Continuei anotando e, depois estive em Cataguases diversas vezes e por sorte naquela época estava sendo organizado o Arquivo Público da Prefeitura e Jorge Araújo coordenava os trabalhos. Seu apoio fundamental, pois a maior parte das informações que estou publicando, obtive com seu auxílio.
Pesquisar e escrever sobre Cisneiros é importante para preservar a memória e para no futuro as pessoas possam ter idéia do passado e saber de onde vieram suas raízes e como as coisas foram construídas.
Este blog é um pequeno passo nesta direção e com a colaboração de todos os cisneirenses e palmenses, e pessoas que gostam de Cisneiros e Palma, podemos escrever a nossa história.

Nenhum comentário: