Hidrelétrica Barra do Braúna

Há anos que existem histórias sobre a construção de uma hidrelétrica no Rio Pomba próximo a Cisneiros. Foram realizados vários estudos e chegou-se a cogitar a construção em vários pontos, inclusive próximo a Itapiruçú e com isto Cisneiros seria alagado.
A concessão de para construção, disposto na Lei no 9.074, de 7 de julho de 1995, e no Decreto no 2.003, de 10 de setembro de 1996 prevê a construção entre os municípios de Laranjal e Leopoldina. No site do Sistema Cataguazes-Leopoldina existe o seguinte comunicado:

AHE Barra do Braúna recebe Licença de Instalação
A Cat-Leo CISE – Construções, Indústria e Serviços de Energia – recebeu a Licença de Instalação da Usina Hidrelétrica Barra do Braúna. O documento foi expedido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente, através do Copam – Conselho Estadual de Política Ambiental e tem validade até março de 2009. A LI é que permite à empresa começar a construção da usina. Em correspondência aos prefeitos de Laranjal, Valmir Garcia Mendes, de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, e Recreio, Fernando Coimbra, o diretor-presidente da CFLCL/Cat-Leo CISE, Zé Tunin encaminhou cópia da licença de instalação. Ele destacou que a usina hidrelétrica trará grande impulso e desenvolvimento para as cidades vizinhas ao empreendimento. Segundo ele, os investimentos previstos são da ordem de R$ 100 milhões, com a geração de 600 empregos diretos e outros tantos indiretos durante a construção, prevista para começar em 2007. A UHE Barra do Braúna tem capacidade de geração de 39 MW de potência.

De acordo com este comunicado, Cisneiros continuará existindo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog