sábado, junho 17, 2006

Ponte da Rua Niterói, em Cisneiros

A ponte de concreto que existe até hoje na Rua Niterói sob o ribeirão Capivara foi motivo de muitas controvérsias. Normalmente a ponte era construído de madeira e com o tempo, as enchentes e o trânsito de veículos pesados a ponte se deteriorava. Encontrei uma correspondência da Câmara Municipal de Cataguases, com data de 08 de dezembro de 1877 que dizia o segunte:
“Foi officiado ao Dr. Costa Reis e Ildefonso Mora de Faria e Sª para em commissão orçarem e darem parecer a esta Camª sobre os concertos ou reconstrucção da ponte sobre o ribeirão Capivara, proximo a estação do Tapirussú. “
E no mesmo dia:
“Officiei ao Cap. João Antonio da Cta.Coimbra e José Carvalho da Costa pa. Em comissão examinarem e dar parecer sobre uma ponte no rio Capivara, se está na alçada Mal. e orçarem a mesma.”
Anos depois, o jornal “A Reacção” do dia 19 de janeiro de 1929, Nº 19, publicou à pagina 2 o seguinte:

PALMA
Distrito de Cisneiros

Recebemos a seguinte carta que publicamos, prazeirosamente afim do povo veja como são os chefes políticos de Cataguases, que não satisfeitos de enganar os crédulos desta terra, vão pregar noutra freguesia, prometendo a construção de uma ponte, no distrito de Cisneiros e da qual, depois da apuração das eleições, nunca mais se lembram:

Exmo. Srs. Redatores da “A Reacção” – Cataguases

Venho solicitar agasalho nas colunas do vosso denotado e brilhante jornal para as linhas que se seguem.
Como toda gente sabe, o Dr. Sandoval Azevedo é o mentor do partido dominante neste município de Palma, tanto que ocupa o lugar de presidente honorário do seu diretório central.
Pois bem. Há mais de 2 anos que os habitantes deste rico, mas infeliz distrito, tem empregado os maiores esforços para obterem do Governo do Estado a construção de uma ponte sobre o ribeirão Capivara, há poucos metros de distância da estação local, ponte essa cuja falta tem acarretado enormes prejuízos aos Srs. Lavradores que vem se na dura contigência de levar seus produtos para Miracema e outros lugares, quando ser-lhes-ia mais fácil e mais barato trazê-lo para aqui mesmo.
Ignoramos os motivos porque os poderes competentes ainda não se dignaram fazer esta justa aspiração do povo cisneirense.
Seja por isso ou por aquilo, o certo é que o tempo vai passando e a ponte vai ficando no esquecimento, apesar de se tratar de serviço, que não reclama grande dispendio de dinheiro.
Ora, o dr. Sandoval Azevedo, poderia bem ajudar seus amigos e correlegionários deste município, isto é, os chefes do partido situacionista, a sair dos apuros que se encontram pleiteando diretamente perante o Exmo Sr. Secretário da Agricultura a construção de tão útil e necessário melhoramento, transformando, assim, em realidade as promessas que andou fazendo por intermédio do “pau mandado” que enviou a Palma, por ocasião da apuração do último pleito eleitoral.
Agradecemos a publicação desta, devo acrescentar que devem ser aproveitados na construção da ponte que vimos de referir os serviços do operariado que trabalha na edificação do grande Armazém Regulador, que se acha quase concluído.
Cisneiros 10 – 1 – 1929 – Um fazendeiro

E a ponte de concreto que está em prefeito estado até hoje, foi construído logo depois da conclusão das obras do armazém.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976