segunda-feira, junho 19, 2006

O Jardineiro

Em setembro de 1951 começou a circular um jornalzinho de nome “O Jardineiro”, denominado “órgão das Escolas Reunidas de Cisneiros” e impresso na gráfica de “A Defesa” de Palma.
Os artigos eram escritos pelos alunos: Anália Bastos Guerreiro, Lúcia Henrique Arcanjo, Maria Aparecida Santos, Wanylde Finamore, Terezinha Antunes Fernandes, Rosalina Maria Rôla Fagundes, Maria José Antunes, Itair Corrêa da Silva, Maria Pereira, Romilda Gonçalves Pinto.
É noticiado nesta edição o falecimento do professor Antonio Fontes (existe um artigo sobre ele neste blog) no dia 21 de setembro de 1951 e pai da professora Araci Fontes.
É publicado também os alunos que conseguiram tirar o primeiro lugar no mês de agosto:
4ª série - Wanylde Finamore
3º série - Judith Fialho Fernandes
2ª série - Neuza Pinto de Oliveira
1ª série - Evaristo Geraldo Rodrigues, José Pacheco Antunes, Lourde Aparecida Gomes, Antonio Luiz Perassol.

Agradeço a Parisina que forneceu uma cópia xérox deste jornal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha mãe, Rosalina Maria Rola Fagundes Finamore, disse que esse jornalzinho foi criado quando ela estudava na 4ª séria com a professora Maria de Lourdes Correa Cerqueira,irmã do ex-ministro Maurício Correia. Essa idéia do jornal começou com uma excursão a Palma onde eles foram conhecer a tipografia de onde saia o jornal. Ela se lembra que foram de noturno que passava de manhã bem cedo na estação de Cisneiros, foi a turma toda junto com a professora. Quando a professora gostava de uma redação de um aluno ela publicava no jornal. E dessa excursão a Palma , a redação escolhida foi a de minha mãe. A professora pediu para que todos pensassem em um nome para o jornal. O escolhido foi O Jardineiro , nome dado pela Lucia ( por enquanto não lembra o sobrenome dela , assim que lembrar colocarei aqui). Foi escolhido porque como um jardineiro colhe flores diariamente, o jornal colhia as informaçãoes.

Anônimo disse...

Complementando o comentário já feito.
Depois de outra conversa com minha mãe que tem um cópia do primeiro jornal " O Jardineiro" , ela me passou mais algumas informações.Ela disse que o nome foi escolhido dentre os seguintes: O Beija-Flor, O Nosso Jornal, Jornal infantil, A Infância, O Jardineiro, Coração valente e Aroma Escolares.
Lúcia Henrique Arcanjo, aluna da 4ª série escreveu em 27/09/51: " Reunimo-nos alunos da 4ª, 3ª, 2º séries na sala da 2ª série para fazermos a votação. Feita a eleição, saiu vencedor O Jardineiro. Pois bem, vai recolher os melhores trabalhos, flores da nossa escola. A escola é o jardim.Não devemos esquecer, colegas, que esse gracioso jornalzinho levará para bem longe as nossas flores, trabalhemos, pois, com entusiasmo para que O Jardineiro não morra."

Mapa Palma - 1976