sábado, junho 17, 2006

Assassinato de Onofre Mendonça

Na estrada da Boa Hora há tempos existia uma cruz marcando o lugar onde foi assassinado Onofre Izalino Pereira de Mendonça, no dia 28 de dezembro de 1921.
A causa do crime foi o seguinte: Onofre conservava bem a cerca de divisa, mas seu confrontante Zica Bem era desleixado, fazendo com que seu gado passasse.
Num dia de festa na casa de Onofre, um terceiro(pessoa que cultiva a terra em troca de uma terça parte da produção) reclamou que ele não tinha condições de plantar, pois a criação de Zica Bem destruía tudo.
Onofre em tom de brincadeira, respondeu: “corta o pé da novilha”. Aconteceu que o terceiro cortou o pé da novilha e Onofre foi obrigado a pagar 2.500 contos de réis de indenização e ainda arcar com as despesas de cura da novilha.
Segundo depoimentos, apareceu na fazenda de Onofre um tal de Zica Norato, baiano, que pediu serviço. Nesse meio tempo, Onofre resolveu visitar sua filha Eremita, em Turvo.
Depois de elaborar os planos da viagem, resolveu passar pela Boa Fortuna, onde iria verificar se estava tudo bem com seus terrenos, e seu filho Waldemar iria de expresso para Palma e voltaria com a mula.
Nessa época, na Boa Hora, a estrada passava no meio de uma mata. No meio da estrada estava uma taquara impedindo a passagem do animal. Depois de descer para retirar a taquara, levou um tiro debaixo do braço e caiu morto.
Segundo suspeitas, o assassinato foi cometido por Zica Norato à mando de Zica Bem. O assassino levou os quatro contos de réis que Onofre carregava na algibeira.
Deixou os seguintes filhos: Leonidas, Gabriela, Eremita, Itamar, Waldemira, Euripes, Leonel, Noemia, Waldemar, Ary, Hildebrando e Onofre. Tinha 57 anos, natural de Santa Rita do Jacutinga e casado com Emilia Vieira da Silva.

Atualização em 16/02/2013: este artigo escrevi de acordo com o que minha avó Natair de Carvalho contava e também de uma pesquisa no cartório de Cisneiros em 1986. A família Vieira  era numerosa e eram parentes do Viera de Cataguases. Estou preparando alguns artigos sobre a migração desta família para a região de Palma e Cisneiros.

20 comentários:

Cida Mendonça disse...

Eu sou Maria Aparecida Mendonça Nazaré,bisneta de Onofre Mendonça;moro em Presidente Prudente-SP e fiquei muito emocionada com essa reportagem.Ainda em minha cidade,moram duas netas de meu bisavo(minhas tias) Hilda Mendonça Maia de 92 anos e Eremita Mendonça Cembrola de 87anos.Elas ficam muito emocionadas.Abraços.

Cida Mendonça disse...

Minhas tias Hilda E Eremita ficaram muito emocionadas ao saberem da reportagem e relembraram o fato contado por minha bisavó Emília esposa de Onofre Mendonça.

Unknown disse...

Eu sou Ana Justa de Mendonça: moro em Indaiatuba-SP , estou emocionada com essa reportagem. Sou Neta de Onofre Izalino Pereira de Mendonça.

Dirceu Pereira de Mendonça disse...

Sou filho de WALDERMAR PEREIRA DE MENDONÇA, meu nome é Dirceu Pereira de Mendonça, soude Juina-MT, pois ja ouvi esta historiade meu pai

Anônimo disse...

Sou Nivaldete Mendonça Fávaro, sou bisneta de Onofre e fiquei passada com a reportagem, pois não havia ouvido esta história.Imprecionante como as pessoas matam por tão pouco.

Anônimo disse...

SOU NETA ONOFRE SOU FILHA DO WALDEMAR QUERIA SABER AINDA TEM PARENTE DA MINHA AVÓ EMILIA VIEIRA DA SILVA AI CIDADE CISNEIROS PALMA MEU EMAIL
juina1970@HOTMAIL.com.QUERIA TER CONTANTO ALGUNS PARENTE.NOME DAIL MENDONÇA .

Anônimo disse...

Oi, eu sou Nilva Mendonça Pesutti, de Nossa Senhora das Graças, Paraná.
sou filha de Dalmy Pereira de Mendonça, que é filha de Waldemar, filho de Onofre. Por acaso encontrei o blog e fique bastante emocionada, minha mãe Dalmy hoje com 84 anos já havia me contado esta história sem tantos pormenores, e ela dizia ainda, que após o assassinato, quando a mula voltou pra casa, tentaram pega-la e quando o Assassino (até então não se sabia que era ele) tentou ajudar, a mula enlouqueceu,e saiu em disparada. Assim ficaram suspeitado dele e começaram a sonda-lo, desta forma durante o enterro de seu avô Onofre seu pai e outros presenciaram o assassino jogar terra entre as pernas (o que significava na época pedido de perdão a alma do morto), quando viram ele fazer isto, tentaram pega-lo ele percebendo, saiu em fuga pelo cafezal...Não sei o que aconteceu depois...

Maristela disse...

Sou Maristela filha de Helaine bisneta de Onofre e moro em Duque de Caxias, RJ. Fiquei feliz de encontrar meus parentes por parte de màe e saber o que aconteceu com meu avô. Minha mãe é filha de Waldemira Pereira de Mendonça falecida em 13/08/1987 com 87 anos. Minha avó nunca comentou sobre a morte de seu pai Onofre. A maioria de meus parentes filhos da minha avó por parte de màe mora em Patrocínio do Muriaé MG. Meu tio Zaluar e Ruth ainda moram nesta cidade. Minha màe no momento está muito esquecida e nào se lembra de muitas pessoas de seus passado. Para contatos: maristelasantapaz@hotmail.com

Unknown disse...

Olá sou Jorgina Célia Maia Corrêa Bertocco, filha de Hilda Mendonça Maia, neta de Eremita Mendonça Maia, bisneta de Onofre Izalino Pereira de Mendonça. Fiquei muito emocionada ao me deparar com a história de meu bisavô Onofre. Minha bisavó Emília Vieira da Silva, mulher forte, ficou viúva, na época, com 12 filhos e os criou com muita fibra e energia.
Minha mãe Hilda, tinha os irmãos Joel, Nadir e Eremita. Esta última nasceu quando sua mãe Eremita faleceu vítima de eclâmpsia.
Meu avô Nelson de Paula Maia, esposo de Eremita ficou viúvo com quatro filhos, vindo a falecer cinco anos mais tarde quando minha mãe tinha 10 anos de idade.
Minha bisavó Emília, disse a meu avô Nelson, pouco antes sua morte disse a ele:" filhos de meus filhos, meus filhos são ". E os levou para Cisneiros, para sua fazenda, e ser criados junto a seus filhos.
Minha mãe Hilda, casou-se com Rolando Duarte Corrêa Bertocco, mudando-se para Miracema,RJ. Tiveram cinco filhos: Jorge Marcelo, Jorgina Célia, Jane, Nelson Antonio e Welson Luiz.
Em 1963 mudou-se para Presidente Prudente, SP, pois o filho mais velho Jorge já estudava e trabalhava no Rio de Janeiro.
Em Presidente Prudente, foi muito feliz. Trabalhou como costureira, estilista, modista. Viveu intensamente, era muito alegre e festeira. Seu aniversário de 80 anos, organizado por sua neta e minha filha Juliana, foi um verdadeiro sucesso. Faleceu em 28/11/2015, aos 95 anos, dormindo num sonho bom, linda e lúcida como sempre foi.

Unknown disse...

Meu e-mail é jorginabertcco@hotmail.com

Unknown disse...

Sou Luciana Carla Correa Bertocco, tataraneta de Onofre e Emília, bisneta de Eremita, neta de Hilda e filha de Jorgina Célia Correa Bertocco. Fiquei extremamente emocionada. Minha avó Hilda, neta de Onofre, foi registrada em 28/12/1920, exatamente 1 ano antes da data do assassinato, muito embora sempre comemorasse seu aniversário em 18/8. Quanta carga de sofrimento nossos antepassados sustentaram! Seria sugerir demais que Onofre tenha sido morto quando ia visitar a filha Eremita, que comemorava 1 ano de vida de sua filha Hilda? Muito emocionante. Gratidão

Unknown disse...

E-mail: lccbertocco@gmail.com

Fabiana C.C.Bertocco disse...

sou neta da Hilda , filha da Jorgina e irmã de Luciana, Juliana e Adriana.Gratidão a todos os nossos antepassados. Um beijo no coração de vcs.

Unknown disse...

Eu sou Silvana Cristina Cembrolla Telles, filha de Eremita Mendonça Cembrolla, neta da Eremita Mendonça Maia, falecida no parto da minha, bisneta de Onofre Izalino Pereira de Mendonça. Minha mãe Eremita, se casou comGennaro Cembrolla e teve três filhas, Susana, Sarah e Silvana. Moramos em Presidente Prudente-sp. Minha mãe hoje está com 91 anos. Muito emocionada em
saber da nossa história e recordar o,passado. Meu e-mail - silvanacembrolla@hotmail.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou Roberta de Mendonça Ramires bisneta de Onofre Izalino e neta de Hildebrando, filha de Zuleika e Rubens.
Fiquei muito feliz em conhecer um pouco da história que não me lembro em ter ouvido quando pequena.
Moro em Maringa e trabalho junto de Maria Emilia de Mendonça Filha de Onofre Mendonça e Neta de Onofre Izalino Pereira de Mendonça.
roberta_rmr@hotmail.com

Fabiana C.C.Bertocco disse...

Oi pessoal. Nossa quantos "causos" .... kkkkk que delícia saber que estamos todos interligados nos nossos cordões umbilicais imaginários. Os nossos antepassados com certeza ficam muito felizes com nossos desabafos. Nossos depoimentos. Nossas memórias. Um bj no coração de cada um de vcs. Fabiana Cristina Correa Bertocco Dal Rio de Freitas. Neta de Hilda Mendonça Maia.

Anônimo disse...

Meu nome é MARIO Marcio da Silva Mendonça,filho de José Isaias de Mendonça, sou neto de Leônidas Pereira de Mendonça.Moro em jacarepagua no Rio de Janeiro e crescimento ouvindo essa história. Minhas irmãs ainda moram em Cisneiros. Fiquei muito contente em ver a história de meus antepassados contada aqui. Fiquei feliz em ver o comentário de parentes que ainda não tive a oportunidade de conhecer.Abracos em todos...meu email é mariomarciosilvamendonca@gmail.com

Camila Mendonça disse...

Olá, sou Camila Mendonça weissmann (nome de solteira: Camila de Carvalho Mendonça). Sou TriNeta de Onofre e bisneta de Leonidas. Meu Pai João sempre contava esta história. Fiquei feliz em ver os comentários e tantas pessoas da família. Abraços, meu email: camendoncaa@gmail.com

Fabiana C.C.Bertocco disse...

olá, sou Fabiana Cristina Corrêa Bertocco, filha de Jorgina Célia Corrêa Bertocco neta de Hilda Mendonça Maia, hoje moro em Mineiros interior de Goiás, tenho muitas lembranças contadas por minha avó, saudades eternas dela... um bj p cada 1 de vcs, se estiverem de passagem pelo Goiás favor me avisar, sou odontopediatra aqui na cidade(isso é muito fácil de me achar...rsrsr ) sou a @tiadosorriso , e terei um imenso prazer em conhecê-los.

Mapa Palma - 1976