Firmo de Araújo nos jornais
Vamos alguns trechos que jornais da época sobre a polêmica da publicação pela “Gazeta de Notícias” do envolvimento do coronel com ladrões e seus atos.
Jornal Cataguazes Nº 170 – Ano IV – 04/04/1909
Pregoeiros de informações caluniosas e falsas levaram a Gazeta de Notícias e estampar em suas colunas editoriais acusações infundadas contra a honorabilidade do nosso prezado amigo e imenente chefe político coronel Firmo de Araújo, chefe executivo municipal de Palma.
Aos que conhecem o procedimento correto, quer como cavalheiro, quer como político, do prestigioso cidadão, certamente não poderiam impressionar tais aleives, injustamente imputados a quem, como o coronel Firmo de Araújo, tem um passado de muitos lustros em serviços prestados ao município onde reside, cercado sempre e do respeito geral.
Não é crível que homens de bom senso ajam influído para que lograssem guarida no brilhante diário carioca as negras protervias atiradas contra o nosso distinto amigo.
Para dar mais vulto e imprimir mais sensação aos ataques de que foi vítima o coronel Firmo, seus inimigos procuraram enfeitar as colunas da Gazeta de Notícias com fotografias de indivíduos de má nota, quase todos conhecidos ladrões de animais, presos na cadeia desta cidade, com os quais jamais o coronel teve qualquer relação e, ao contrário, sempre estiveram ao serviço de odiosos inimigos daquele cavalheiro.
Como porém, o digno presidente da Câmara palmense nada receia da completa elucidação de tais fatos, já requereu ele perante as autoridadess da sua comarca fosse feito inquérito rigoroso a respeito dos mesmos e trará ao conhecimento público o resultado deste, desmascarando assim, os seus gratuitos caluniadores.
O coronel Firmo tem provado a nihilidade das mesmas acusações ora levantadas contra si e há de esamagá-las pro completo, oportunamente.
Lamentarmos que a Gazeta de Notícias tenha sida iludida na sua boa fé de jornal criterioso que é, dando pábulo e gasalhado a ataques injustos e desleais contra o nosso prezado amigo, e estamos certos de que, em tempo, há de se convencer da improcedência dos mesmos.
Jornal Cataguazes Nº 171 - Ano IV – 11/04/1909
Não se convenceu a “Gazeta de Notícias” de que fora injusta em seus ataques desabridos ao nosso prestigioso amigo coronel Firmo de Araújo. Antes pelo contrário, com uma insistência que já vai ficando irritante prossegue desbaladamente na inglória tarefa de acumular inverdades e calúnias contra um homem que, felizmente, está a cavalheiro de agressões desta ordem.
Já ninguém ignora a origem dessas reiteradas investidas contra a honrabilidade do nosso amigo, Trahunt sua quemque voluptas. E o nosso amigo deve até regozijar-se por ver que, no fim da vida, se levanta para acusá-lo quem ainda não se defendeu de piores acusações.
Queríamos hoje reivindicar as considerações que a Gazeta de Notícias bordou a exumação do cadáver da suposta vítima do coronel Firmo, combatendo a extravagância médico-legal de ser possível, em condições normais, constatar-se a existência de ferimentos num cadáver decomposto há mais de três meses. Cedemos, porém, o nosso lugar ao missivista que nos enviou as linhas abaixo e, como ele, aguardamos o inquérito policial exponha a plena luz dos fatos tais como se deram, confundindo de vez os detratores do coronel Firmo.
Só diremos a Gazeta de Notícias (se que a brilhante folha assume a responsabilidade do que dizem despeitados) que, felizmente para nós, os dois ilustres facultativos que funcionaram como peritos na exumação dispensam e devolvem os comentários injuriosos feitos ao seu proceder.
Tem ambos a consciência dos seus deveres sociais e profissionais; é quanto basta para ficarem surdos a desaforos dos que, sentindo-se fracos para contrariar a evidência e impotentes para fazer triunfante o seu ódio, recorrem ao convicio e a difamação para baralhamento das coisas.
Eis a carta que recebemos e publicamos com prazer:
“Prezado Sr. Redator do Cataguases – Cumpre-me, antes de tudo, significar-lhe o meu sincero agradecimento às injustas referências feitas, pelo Cataguases de 4 do corrente, ao meu dileto amigo coronel Firmo de Araújo, que está sendo vítima da mais torpe calúnia que encontrara eco nas colunas da Gazeta de Notícias.
Este conceituado diário fluminense, dando crédito às torpes infâmias de um vil caluniador, publicara em sua edição de 26 do p.p. um denúncia inteiramente destituida de fundamento e no dia 28 do mesmo mês estampara em suas colunas diversas fotografias de ladrões de cavalos, pilhados nesta comarca, onde há muito residem e eram aqui protegidos por outras pessoas que nenhuma ligação tem com o coronel Firmo, que reside na comarca de Palma, tendo a mesmo Gazeta procurado fazer crer que esses bandidos eram por ele protegidos.
O Cataguases rebateu brilhantemente essas malévolas insinuações e reduziu a denúncia a sua nihilidade exclusivamente infame.
Na mesma Gazeta de 31 do p.p. o coronel Firmo deu resposta cabal, contestando as protervias que lhe eram assacadas injustamente.
Mas, aquele diário, dominado por uma parcialidade lastimável, não quer aguardar dignamente as provas de defesa do caluniado e insiste, levianamente, na acusação torpe, fugindo às boas normas da imprensa, para gabro do seu vil e baixo informante!
E assim se manifesta com tanta parcialidade que causa geral espanto!
Não encontrando outras provas, senão a infâmia germinada no cérebro doentio de seu mísero informante, volta-se aquele diário contra a Polícia de Minas e ainda com o maior desacerto vem atacando o exame cadavérico, procurando marear a reputação ilibadíssima de dois ilustres médicos que serviram de peritos e funcionaram com tais no auto de exumação do cadáver de Benjamin, pretendida vítima da Gazeta.
Denuncia ela parcialidade dos peritos, parcialidade e contradições por parte da polícia, quando tudo isso não passa de meras fantasias e novas calúnias!
Estou informado que o delegado especial telegrafara a Gazeta de Notícias no dia 3, comunicando que a exumação se faria no dia 4 às 10 horas; e de fato efetuou-se. Neste mesmo dia 4, o delegado telegrafara ao dr. Chefe de Polícia, dando o resultado do exame e este dera disso conhecimento ao correspondente da Gazeta, em Belo Horizonte, o qual imediatamente transmitira a noticia, no mesmo dia, a redação em telegrama recebido pela Gazeta, a última hora, e publicando no dia 5, na mesma folha. E, a propósito desse fato, encontrou ela uma contradição da polícia, quando é certo que nenhuma contradição existe, a não ser no procedimento desse diário, que tem se mostrado pro demais parcial e injusto!
Não é assim que se defende uma causa; e nem desta forma se procede quando se trata de investigar um fato que se aigura importante e no qual estão envolvidas a honra e probidade de muitas pessoas inatacáveis e que merecem ampla consideração e todo acatamento.
Os peritos responderam so quesitos pela maneira seguinte:
“Há decomposição em última fase; os tecidos moles, em pequena quantidade, em massa informe e as articulações desprovidas de ligamentos inter-pubianos desaparecidos”.
Serviram de peritos os drs. Victor Custódio Ferreira e Manoel Bezerra Cavalcanti. Duas glórias da medicina brasileira e dois cavalheiros de reputação límpida e acima de qualquer suspeita, pois, são incapazes de transigir e não se deixam sugestionar de forma alguma.
São decorridos 3 meses e dias que falecera Benjamin; a Gazeta pode informar-se de qualquer médico se a resposta dos peritos está ou não em termos, se podia ser outra e por que razão.
Basta, por hoje, senhor redator; imploro-lhe desculpas porque esta já vai longa e nada posso dizer sobre o resultado do inquérito policial, porque o mesmo corre em segredo de justiça.
Estou certo que em Palma só se soube de tal assassinato pelas colunas da Gazeta e creio que em breve estará demonstrado a evidência que tudo é infâmia.
Seu criado e admirador – Antenor de Freitas
sexta-feira, junho 16, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência A...
-
Firmo de Araújo Coronel Firmo de Araújo Pereira O Coronel Firmo de Araújo Pereira nasceu no dia 01 de junho de 1847 na fazenda "Mutuca&...
-
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição...
Nenhum comentário:
Postar um comentário