sexta-feira, junho 16, 2006

Comissão para construção da Igreja de Cisneiros

O livro onde foram encontradas estas duas atas estava rubricado com “Antuterpio” e depois foi usado pelo escrivão interino Antonio Fontes Júnior para assento de notas do Cartório de Registro Civil.

Acta da reunião preparatória para a eleição da directoria que tem de promover a erecção de uma Capella n’este districto, digo, sede d’este districto de Cysneiro.

Aos oito dias do mez de Maio de mil oitocentos e noventa e quatro, n’este districto de Cysneiro, em casa de residência do Cidadão Pedro Renault, presentes os cavalheiros abaixo assignados sob a presidência da Exma. D. Dejanira Mattos de Guedes Pinto, que em breves palavras expôs o fim d’esta reunião, que é a nomeação de uma directoria para cuidar na construcção de uma Capella n’este lugar, convidando o Cidadão Fontes Junior para seu secretario; ficou deliberado que fosse aclamada a directoria. Passsando-se a fazer a aclamação, foram aclamados – Presidente: Major José da Costa Mattos; vice-presidente: Antonio Guedes Pinto; primeiro secretario: Paulino Barbosa de Carvalho; segundo secretario: Antonio Fontes Junior; Thesoureiro: Major João Guedes Pinto; Procuradores os que a directoria determinar; para a commissão fiscal Joaquim Fagundes da Costa, Capitão João Antonio da Costa Coimbra e Octaviano Fernandes Medina; sendo na mesma occasião aclamada uma commissão de senhoras, que ficou assim composta: presidente: D. Dejanira Mattos de Guedes Pinto; primeira-secretaria D. Alice Barreiros de Carvalho; segunda secretaria: Brazilia Renaul. Ficou deliberado que o secretario officiasse aos aclamados para uma reunião no dia 15 do corrente, ás 11 horas do dia, digo – reunião no dia 16 do corrente, ás 11 horas da manhã, em a sala da Escola Publica, para deliberarem sobre os fins d’esta reunião. Nada mais havendo a tratar-se foi lavrada esta acta. Eu, Antonio Fontes Junior, secretario, a escrevi e assigno.
Antonio Fontes Junior
Dejanira Mattos de Guedes Pinto
João Justo
João Antonio da Costa Coimbra
Paulino Barbosa de Carvalho
Januario Nunes da Silva
Joaquim Fagundes da Costa
Pedro Renault
Octaviano Fernandes Medina
Pedro Monteiro de Oliveira
Antonio Guedes Pinto
Antonio Soares Ramos
José Olavio de Oliveira
Francisco Teixeira de Carvalho
Sebastião Martins de Oliveira
Manoel Gonçalves Pinheiro
Manoel Pereira dos Santos
Francisco Pereira dos Santos
Jose Alves Affonso
Manoel Fagundes da Costa
Pedro Pereira da Silva

Acta da sessão de posse á directoria eleita

Aos dezesseis dias do mez de Maio de mil oitocentes e noventa e quatro, n’este districto de Cysneiro, em casa do Major João Guedes Pinto, visto a Escola Publica, logar determinado em sessão do dia dito, estar occupada, ás onze horas compareceram os Majores José da Costa Mattos e João Guedes Pinto, Antonio Guedes Pinto, o primeiro presidente da commissão eleita, o segundo thezoureiro e o terceiro vice-presidente; os Cidadãos Paulino Barbosa de Carvalho, primeiro secretario; Capitão João Antonio da Costa Coimbra, Octaviano Fernandes Medina e Joaquim Fagundes da Costa, representado por seu irmão, o Cidadão Manoel Fagundes da Costa. Presentes a Exma. D. Dejanira Mattos de Guedes Pinto, presidente provisória, os Cidadãos Tenente João Rodrigues Soares Justo e Pedro Renault, comigo Antonio Fontes Junior, secretario tomaram posse os membros eleitos, de accordo com a eleição do dia oito. Em seguida o Sr. Presidente declarou que pela presente acta fazia doação do terreno preciso para a edificação de uma egreja na sede d’este districto, tendo por padroeiro do Glorioso Martyr São Sebastião e bem assim mais o terreno que se julgar preciso para o adro da mesma egreja, considerando-se esta doação como escriptura publica e subscrevendo ainda com a quantia de duzentos mil reis para auxilio da mesma egreja. Disse mais que achava de conveniência que nomeasse uma commissão de dous Cidadãos para agenciarem esmolas com os moradores residentes n’este povoado, para a mesma egreja, e bem assim varias commissoes por todo o districto, para o mesmo fim. Sendo approvado esta idea, foram nomeados para a comissão local os Cidadãos Tenente João Rodrigues Soares Justo e Capitão Januário Nunes da Silva, ficando para a próxima sessão a nomeação das outras commissões. Terminado este expediente, o Sr. Presidente determinou que se remettesse copia da presente acta ao Revmo. Vigário da Freguesia, Antonio Francisco Lyrio Vespucio, para por seu intermédio conseguir-se de S. Excia. Revma. o Sr. Bispo diocesano a compentente licença para se levantar n’este districto de Cysneiro, Termo da Palma, um templo, tendo por padroeiro, como ja ficou dito o Glorioso Martyr São Sebastião. Concluir dizendo que muito esperava do espirito religioso de todos os moradores d’este districto para se levar avante tão grande commettimento. E nada mais havendo a deliberar-se ficou combinado que as sessões futuras serão sempre que o Sr. Presidente as convocar. Eu, Antonio Fontes Junior, segundo secretario, escrevi a presente acta, a qual é assignada por todos os assistentes.
Dejanira Mattos Guedes Pinto
José da Costa Mattos
Antonio Guedes Pinto
João Guedes Pinto
Januario Nunes da Sª
Pedro Renault
José da Costa Mattos Junior
João Rodrigues Soares Justo
Manoel Gonçalves Pinheiro
(linha em branco)
Octaviano Fernandes Medina
Paulino Barbosa de Carvalho
Antonio Fontes Junior, secretario que a escrevi.


Em 22 de junho de 1951 sob o altar-mór desmoronado para aumento da Capela Imaculada Conceição de Cisneiros foi encontrada a pedra fundamental, contendo três moedas comemorativas da proclamação da República do Brasil, a saber: dois níqueis de duzentos réis e uma prata de quinhentos réis; sete jornais: “D.Viçoso” da dioceses de Mariana; “O Discípulo” de Ouro Preto; “O Agricultor” de Cataguases; quatro do Rio de Janeiro: “O Paiz”, “Jornal do Commercio”, “O Apóstolo” e “Gazeta de Notícias”; dois cartões de visita: do Padre Joaquim Pinto Fraissat de Palma e outro do Dr. Bernardo Cysneiro da Costa Reis, médico com endereço da Fazenda Alliança, estação de Cysneiro; uma estampa de Nossa Senhora das Graças e uma ata com o seguinte teor:

Aos três dias do mês de maio do anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de mil oitocentos e noventa e oito, reunido o povo do Districto de Cysneiro, municipio de Palma, Estado de Minas Geraes, no logar destinado para a edificação da Capella, que em honra de Nossa Senhora vai se construir, o Vigario abaixo assignado devidamente auctorizado pelo Excellentissimo Senhor Bispo Diocesano, Dom Silverio Gomes Pimenta, procedeu á benção da pedra fundamental, seguindo em tudo as prescripções do Ritual Romano de Paulo V que vai acompanhado de diversos jornais e moedas.
A egreja terá como orago Maria SS sob a invocação de Imacula Conceição.
Confiando na protecção da mesma Santa e na bôa vontade do povo, espera que em breve possamos todos aos pés de seu altar agradecer-lhe os beneficios que como Mãe carinhosa nos tem feito e implorar d’ella as graças de que necessitamos para alcançar a ultima e principal – o Céo.
Vai assignado pelo Vigario Padre Joaquim Pinto Fraissat, por mim Mario Cisneiros d’Albuquerque, escrivão ad-hoc e por muitas pessoas presentes.

Vigario Pe. Joaqm Pinto Fraissat
Cel. Dr. Bernardo Cysneiro da Costa Reis
Cel. Nicolau da Cta Mattos
Julieta Magalhães da Costa Reis
Horácio Peixoto Lyrio
Dejanira Mattos Guedes Pinto
Anna Cysneiro da Costa Reis
Elvira Cysneiro
Alice Mattos Fernandes
Joaqm Fagundes da Costa
João Guedes Pinto, Subdelegado de Polícia
Major José da Costa Mattos
Paulino Barbosa de Carvalho, 1º Juiz de Paz
José Augusto Monteiro da Silva
Adolpho H. Pereira
Albertino da Costa Mattos
Ignacio de A. Antuerpio
Virgilio Rezende
Rodolpho Lyrio Vespucio
João Batista de Lacerda Athayde
B. do Nascimento
Inspetor Emílio Pinto
O Fiscal do Districto Antonio Avelino Guimes
Mario Cisneiros d’Albuquerque, Secretario


O acontecimento foi participado ao Vigário da Paróquia Revmo. Sr. Pe. Alberto Perilo que tudo examinou e determinou que fosse registrado o ocorrido e se arquivassem os documentos.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976