segunda-feira, agosto 14, 2006

Dr. Bernardo Cysneiro no Senado

Na sessão do dia 04/06/1891, fez algumas observações e requereu ao presidente que fosse nominal a votação sobre o substitutivo do sr. Roquette, relativo à discriminação de rendas e o mesmo foi aprovado. Abaixo um trecho do que falou o senador Dr. Costa Reis:

Nós que no tempo da monarquia desfraldamos a bandeira da República, porque queríamos com ela as franquias municipais, não podemos renegar o nosso passado; não podemos deixar de fazer questão de vida e de morte pelo princípio cardial que nos atirou sem tréguas a ingentes lutas; pois, o contrário seria a continuação disfarçada da monarquia.
Sr. Presidente, se essa salutar e inadiável medida não passar neste Congresso, o que não creio, nós, os velhos propagandistas, desalentados, enrolaremos a pura bandeira a República e a confiaremos aos notáveis lidadores (dirigindo-se ao republicanos radicais), aos quais podemos dizer: fizemos com os nossos esforços a proclamação da República em pleno domínio da monarquia; é justo que agora façais da República uma realidade para o bem da nossa Pátria.

Fonte: Annaes do Congresso Constituinte Mineiro – Ouro Preto – Typographia d’O Movimento 1891.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976