Pular para o conteúdo principal
Uma decepção amorosa fez Palma uma cidade

Isto parece coisa de romance, mas é a pura verdade. Em um dos primeiros post deste blog conto a vida do Coronel Firmo de Araújo Pereira. Praticamente toda a infra-estrutura de Palma, e que ainda existe até hoje, deveu-se ao idealismo e tenacidade deste cidadão.
Firmo de Araújo veio parar nestas terras, após seu pai adquirir a fazenda Fortaleza. Começou sua carreira política em Santo Antônio de Pádua como sub-delegado de polícia e depois por volta de 1877, eleito juiz de paz de Miracema e por esta época sua atenção despertada para a calma e pequena povoação do Capivara. E sua família tendo fazenda neste lugar, fez parte da comissão que construiu o cemitério e igreja. E por esta época nos registros de batizados nota-se sua presença, sempre como padrinho.
Em 1862 voltou a Barbacena para estudar, onde fez amizade com o Dr. Bias Fortes, que depois foi governador de Minas Gerais e que lhe ajudou muito na sua luta de transformar o pequeno Capivara em município. E por esta época Firmo de Araújo se apaixonou por uma moça e sua família foi totalmente contra este namoro. Não conseguimos descobrir os motivos e, isto é citado em exemplar de um jornal publicado em 1910, em seu aniversário, onde o coronel recebeu muitas homenagens pelo seu trabalho realizado no município.
E para que esta paixão não tomasse outros rumos seu o pai o enviou para a fazenda Fortaleza. Na fazenda trabalhou com muito afinco, e descobriu sua vocação de administrador e político.
Ao ser proclamada a república assumiu a administração do município, construindo o prédio da prefeitura, o fórum, a cadeia, a escola e tantas outras obras. Palma com o apogeu do café era uma cidade próspera, contando com ferrovia, hotéis e até jornal.
E devido a esta paixão frustrada, acredita-se que o matrimônio não tenha lhe atraído, e teve muitas amantes e filhos.
Contam que o coronel Firmo, quando no auge de seu poder ao passar pelas ruas de Palma à cavalo e se visse uma moça bonita, mandava um recado para o pai enviá-la à sua casa e se este desobedecesse, seus capangas iam e a levavam à força. Dizem que suas amantes viviam em harmonia na fazenda Fortaleza. E um de seus filhos, o Firmozinho, acabou assassinado em Miracema devido a abusos sexuais. Antes de ser assassinado, vivia incomodado com doenças venéreas.
E devido ao seu poder político a firmeza de seus atos e palavra, o coronel teve muitos inimigos e, a cada dia que passava eles aumentavam. Passaram a acusá-lo de dar cobertura a ladrões de cavalo e saiu várias reportagens na "Gazeta de Notícias" do Rio de Janeiro, todas contestadas por Jeremias de Araújo, por muitos anos seu secretário. E estas difamações começaram após Firmo de Araújo, a pedido do Governo do Estado, desempenhar uma bem sucedida missão em Muriaé, onde colocou fim a uma sangrenta briga entre os coronéis. Firmo de Araújo sempre foi rico e nesta mesma época administrava enormes propriedades, era prefeito de Palma e tinha muito prestígio político no estado e, isto de dar cobertura a ladrões de cavalo, com certeza não passava de calúnia.
E se a paixão de Firmo de Araújo não fosse frustrada, a história de Palma seria outra.

Comentários

Anônimo disse…
Essa história daria um romance e tanto!
Anônimo disse…
Eu também concordo, daria um belo romance. Total apoio!

Postagens mais visitadas deste blog

Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Sou filho de Maria Desejo dar-te amor Oh, oh serve-me de guia Amável protetor Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Agradeço a colaboração de Leir Moura, filha do Sr. Aprígio de Moura que enviou o hino. Este hino era cantado pelos alunos antes de entrar em classe, pela inspetora de alunos, Adelaide Guedes Amorim.
Dados sobre Dr. Bernardo Cysneiro e família 1847 O Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis nasce no dia 28 de janeiro no estado de Pernambuco, filho do Coronel Bernardo Tolentino Manso da Costa Reis e Maria Antonia Cysneiro da Costa Reis. 1866 Matricula-se na Faculdade de Medicina da Bahia, no 1º ano em 02/03/1866. 1871 Colou grau de médico em 16/12/1871, com a tese de doutoramento: “Câncro no estômago”. Teve como colega de sua família: Affonso Arthur Cysneiro de Albuquerque. 1876 Representado por seu gerente e sócio, o Major José da Costa Mattos compram de vários herdeiros partes da antiga sesmaria “Barra do Capivara” que mais tarde seria a fazenda Aliança e local onde surgiu o povoado de Cisneiros. 1886 Antonio Lyrio Vespucio, Presbítero Secular do Hábito de São Pedro e Vigário Encomendado na Freguesia São Francisco de Assis do Capivara certifica que aos 30/05/1886, batizou a inocente Julieta, nascida em 27/10/1885, filha do Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis e D. Ju
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição oral, uma forma muito interessante de preservar a memória. Meu avô Joaquim Batista Ferreira é um grande contador de história e tem uma memória excelente e está com 81 anos, completados em 17 de setembro do ano passado. Contou-me um fato interessante – a construção do matadouro de Cisneiros foi uma exigência da empresa construtora do armazém da CASEMG. Palma e Itapiruçú tiveram seu matadouro municipal muitos anos depois. Joaquim Batista Ferreira - 13/10/2007 E por volta de 1942, a pessoa mais abastada de Cisneiros era Caetano Guedes, responsável pelo fornecimento de madeira para estrada de ferro. Segundo ele, onde hoje fica a praça de Cisneiros, durante o dia ficava mais ou menos uns 20 carros-de-boi descarregando madeira, vinda de várias localidades do distrito. A madeira era carregada nos vagões conhecidos como “lenheira” e transportada para Recr