domingo, agosto 20, 2006

Eu amo Cisneiros por Ana Clara Fagundes Finamore Frederic

Porque lá para mim é sinônimo de liberdade, de alegria, de gente falando, de gente alegre e de bem com a vida. Lá é onde posso por minhas havaianas e sair sem rumo e sem hora para nada e sem hora para voltar.Lugar de encontrar a família, tomar café na varanda da minha avó como disse a Marivan , de ter longos almoços com a família. Lugar de lembrar que não existe celular, que ele não vai tocar hora nenhuma mas o computador faz falta....nada é perfeito.Esquecer que existe TV.Quando criança andava livre por tudo quanto é lugar sem meus pais ficarem preocupados , gostava de tomar picolé no bar do Muri, andar pela linha do trem , cheguei a ir até Itapiruçu de trem. Entrava nos vagões abandonados e depois era um sufoco para sair de lá de dentro por causa da altura. Ver as pessoas pularem da ponte mas nunca tive coragem. Tomar banho na prainha era uma farra. Ir no sítio do tio Filinho tirar leite da vaca, no sítio do tio Afonso, chupar laranja tirada do pé na hora.E no quintal da vó Gonia que eu comia, manga, romã, cajá-manga, abil, jabuticaba, corria atrás dos gansos bravos que ela tinha. Fazer bagunça sem a Nilza saber por que ela ficava brava se bagunçávamos a casa que ela limpava com tanto esmero. Depois virei adolescente fui em alguns bailes em Palma. Tinha um tal de Toco Preto em Cisneiros, alguém lembra de lá?Aí veio a notícia de que mudaria para São Paulo por causa do trabalho do meu pai, chorei porque sabia que não iria mais lá com tanta frequência e foi o que aconteceu, fiquei 5 anos sem ir e nesses 23 anos que estou aqui fui lá somente 6 vezes para quem ia quase todo final de semana é muito doloroso para mim.Sempre falei de lá para meus filhos , o dia que conheceram, um tinha, 7 e ou outro 5 na época ficaram maravilhados com a liberdade que aqui não têm. Às vezes sinto pena deles não terem o que tive na minha infância, sei que as coisa mudaram mas é que era bom demais. A última vez que fui lá em janeiro do ano passado dei dinheiro para eles comerem hambúrguer num trailer que tinha na pracinha. Comeram eles e uns primos, ficaram assustados com os valores, baixos demais para quem mora em SP mas disseram que foi o melhor hambúrguer da vida deles.Quando entrei no orkut em julho do ano passado, meus filhos falaram mãe você pode criar comunidades, mas na hora pensei em Cisneiros e a criei naquele exato momento. Acho que fiz a coisa certa.Hoje falei mais um pouquinho, qualquer dia desses me animo e falo mais, tá bom?

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976