quinta-feira, agosto 31, 2006

Angaturama

A pesquisadora Nilza Cantoni, enviou um e-mail ontem com o seguinte texto:

Na nossa incipiente formação republicana, um dos pontos de atrito entre a velha e a nova ordem foi representado pela valorização da língua de nossos primeiros habitantes. Lendo Nelson de Sena ou Teodoro Sampaio dá para entender um pouco das escolhas realizadas quando da substituição dos topônimos. Por outro lado, observa-se uma certa intolerância religiosa em algumas leis que determinavam o abandono dos nomes de invocação católica. Segundo Joaquim Ribeiro Costa em Toponímia de Minas Gerais, muitos foram os motivos para a mudança nos nomes das localidades. Uma delas foi a necessidade de "encurtamento de nomes longos"(pág. 128). Outro motivo relevante para o nosso interesse foi a duplicidade, muitas vezes escamoteando posições contrárias ao devocionismo dos primeiros habitantes. Assim é que Nossa Senhora da Piedade tornou-se Piacatuba, Bom Jesus do Rio Pardo passou a chamar-se Argirita, Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista deu origem a Recreio e São Joaquim virou Angaturama. Claro esteja que não desconsidero o fato de Conceição da Boa Vista ter permanecido como nome do distrito. E é aí que imagino encontrar-se um dos momentos de manifestação pública contra a mudança que, parece-me, não levou em consideração a vontade dos moradores.Parece-me também que a primeira capela do atual distrito de Angaturama já existia antes de 21.11.1890, data da criação do distrito com o nome do santo ao qual aquele orago era dedicado. Infelizmente ainda não consegui descobrir qual era a fazenda na qual se localizava. Lembremos que o distrito de Recreio foi criado alguns meses antes, em junho de 1890, com jurisdição sobre o território do distrito de Conceição da Boa Vista que já existia desde 1851 e que São Joaquim só passou a pertencer a Recreio quando da independência administrativa de Recreio, ocorrida em 1938. Mas o nome permaneceu até 1943, sendo então mudado para Angaturama.E o que significa Angaturama? Segundo o já citado Costa, é uma referência a "anga-catú-rama", o equivalente em tupi de "alma bondosa". O dinossauro brasileiro batizado como Angaturama teve o nome definido pelos cientistas com este mesmo significado ou, de forma reduzida, para significar nobre ou nobreza. Não tenho aqui a data do batismo do nosso dinossauro. Mas parece que é por conta disso que alguns antigos moradores do lugar passaram a dizer que o nome era para lembrar um grande animal que ali vivia. Detalhe importante: o nosso dinossauro, até onde eu sei, viveu em terras cearenses. Penso que há muitas de raízes positivistas em todo este imbroglio. Seria necessário analisar os primeiros registros do cartório de notas local para decifrar a história. Mas não sei onde se encontra. Angaturama está localizada acima da linha divisória do território no qual me concentro. Creio mesmo que sua trajetória possa estar vinculada aos municípios ao norte e não ao grande distrito do Feijão Crú.

Nilza Cantoni têm razão em tudo que escreveu. Acrescento que o fato de encurtar os nomes é motivado pela chegada da ferrovia, citando que Conceição da Boa Vista permaneceu com o mesmo nome e, os trilhos não foram até esta localidade por intransigência de fazendeiros. As estações desta região em Minas Gerais, tinham as características das estações inglesas, até mesmo na cor da pintura. E para identificar, o nome da localidade era escrito em alto relevo no prédio e com estes nomes enormes, seria impossível, pelo fato das estações serem pequenas. Outro fato era as comunicações telegráficas, um nome mais curto simplificava.

E nesta época também os republicanos chegavam ao poder. E pelas idéias positivistas, devem ter influenciado também a supressão dos nomes de santos, visto que houve a questão religiosa e, o conflito com a Maçonaria. E os políticos que passaram a comandar a República, na sua maioria eram advogados, jornalistas e médicos, e como eram livres-pensadores, tinha como ídolos os filósofos franceses e o grupo que liderou a independência americana. E acreditar na religião católica, nos seus santos e em Jesus Cristo é necessário um total desprendido do conhecimento histórico e filosófico. Aquele grupo queria liberdade de pensamento e isto ia contra os preceitos da religião, visto que a igreja católica não foi contra a escravidão. Os portugueses eram católicos e acreditavam nos santos e seus milagres, mas favoráveis a exploração tanto da terra, como dos negros e índios.

Não tenho informações sobre o surgimento de Angaturama. Acredito que o local surgiu devido a inauguração da estação que ficava entre Recreio e Cisneiros e, a de São Joaquim aconteceu no dia 26 de abril de 1883.

Se algum leitor tiver alguma informação ou conhecer alguma pesquisa sobre Angaturama, envie e-mail para este blog ou para www.cantoni.pro.br.

Um comentário:

Imigrantes em Leopoldina disse...

Joaquim: gostaria de pedir um favor. O meu e-mail está aberto no seu blog e isto ajuda a aumentar a quantidade de spam. Por favor, troque para o endereço do site: www.cantoni.pro.br

Outra coisa: Piacatuba agora tem a Pousada e Restaurante Bom Gosto: http://www.pousadabomgosto.com.br/