quinta-feira, agosto 10, 2006

Eleições e as mudanças

As eleições estão se aproximando mais uma vez e a utopia e demagogia de sempre vem junto. Em Palma e Cisneiros, principalmente na de prefeito e vereador, provoca muitos debates. Nos anos 80, Zequinha Roldão exercia uma forte liderança e dominou a política do município até 1988. Diziam que ao mudar o partido, as coisas iriam mudar, mas como sempre acontece, as coisas continuaram e continuam do mesmo jeito.
Nos anos 20, as brigas políticas provocaram a morte de diversas pessoas e o quadro somente mudou depois que deputados de Cataguases estiveram em Palma para apaziguar os ânimos. E naquele época, foi o único período em que o município teve enorme prosperidade.
Os mais velhos já sabem de cõr e salteado tudo que é prometido por anos e anos nos palanques e depois de anos, novamente aquilo retorna não como realização, mas como uma nova promessa.
A transformação de uma região ou cidade, a política tem influência, mas a história nos ensina claramente se esperarmos de políticos a falta de recursos irá continuar, tanto que se isto não existisse, seus discursos seriam vagos.
Outras regiões e paises, tais como os Estados Unidos, nos mostra que a iniciativa de grupos e cidadãos é que gera a transformação tão necessária em nossa sociedade. Se pensarmos em algo para melhorar, não devemos esperar por partidos ou políticos, e sim engarjamos em grupos com objetivos em comum.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976