Arraial Velho foi um dos nomes de Itapiruçú?

O site de Nilza Cantoni sobre a História de Leopoldina tem um artigo sobre Itapiruçú . A respeito da origem do nome, existem muitas versões, como pode ser conferido em posts anteriores deste blog. Até o momento não existem informações à respeito da escritura do terreno do patrimônio e de como ocorreu esta doação.
Em uma escritura do cartório de Notas do Capivara, do ano de 1882, isto é, um ano antes da criação do distrito com o nome de Tapirussú, o local é chamado de Arraial Velho. O interessante é que um dos primeiros nomes de Cisneiros foi Arraial Novo e pela proximidade(3 quilômetros), devia ser usado estes nomes para diferenciar. E quando veio a ferrovia e inagurada a estação em 11 de maio de 1883, em Cisneiros, esta recebeu o nome de "Estação do Tapirussú" e, acredito que isto devido à proximidade.
Acredito, ser quase impossível descobrir por que isto aconteceu e só nos resta fazer hipóteses. Será que os engenheiros pensavam que a localidade cresceria e os dois povoados tornariam um só?
E a ligação dos dois povoados, na época, feita por uma barca.

Comentários

José Antônio Madeira disse…
Segundo minha mãe Arraial Velho ficava à margem direita do Rio Pomba entre Itapiruçu e a Fazenda Celidônio, Aproximadamente a uns seis quilômetros de Itapiruçu – Itapiruçu/Paraoquena. Pude constatar no final do ano passado ruínas de um antigo cemitério nesse local, restando apenas um túmulo bem rudimentar, de tijolos, já tomado pela brachiaria.

Postagens mais visitadas deste blog