quinta-feira, agosto 17, 2006

Arraial Velho foi um dos nomes de Itapiruçú?

O site de Nilza Cantoni sobre a História de Leopoldina tem um artigo sobre Itapiruçú . A respeito da origem do nome, existem muitas versões, como pode ser conferido em posts anteriores deste blog. Até o momento não existem informações à respeito da escritura do terreno do patrimônio e de como ocorreu esta doação.
Em uma escritura do cartório de Notas do Capivara, do ano de 1882, isto é, um ano antes da criação do distrito com o nome de Tapirussú, o local é chamado de Arraial Velho. O interessante é que um dos primeiros nomes de Cisneiros foi Arraial Novo e pela proximidade(3 quilômetros), devia ser usado estes nomes para diferenciar. E quando veio a ferrovia e inagurada a estação em 11 de maio de 1883, em Cisneiros, esta recebeu o nome de "Estação do Tapirussú" e, acredito que isto devido à proximidade.
Acredito, ser quase impossível descobrir por que isto aconteceu e só nos resta fazer hipóteses. Será que os engenheiros pensavam que a localidade cresceria e os dois povoados tornariam um só?
E a ligação dos dois povoados, na época, feita por uma barca.

Um comentário:

José Antônio Madeira disse...

Segundo minha mãe Arraial Velho ficava à margem direita do Rio Pomba entre Itapiruçu e a Fazenda Celidônio, Aproximadamente a uns seis quilômetros de Itapiruçu – Itapiruçu/Paraoquena. Pude constatar no final do ano passado ruínas de um antigo cemitério nesse local, restando apenas um túmulo bem rudimentar, de tijolos, já tomado pela brachiaria.

Mapa Palma - 1976