A formação acadêmica de Firmo de Araújo
Em 1859, Firmo de Araújo foi matriculado na escola do professor Bartolomeu Cordovil Siqueira e Mello, em Santo Antônio de Pádua. Em 1862 iniciou o curso de Humanidades no Colégio Victor Renault.
E, este fato não consegui comprovação, deve ter sido aluno do professor Pierre Victor Renault. Acredito que os ideais republicanos tanto de Firmo como de outros alunos deste colégio, muitos dos quais, exerceram cargos importantes no estado de Minas Gerais após a proclamação da república, devem ter sido influenciados pelas idéias deste grande professor francês.
E a passagem de Firmo de Araújo por este colégio, onde fez amizades com o Dr. Bias Fortes, João Pinheiro, entre outros, pessoas que se destacaram e ajudaram na criação do município de Palma.
E devia ter uma formação acadêmica muito boa, visto que a grade curricular deste colégio incluia latim, francês, filosofia, história, geografia, entre outras matérias. E a qualidade de seu ensino alcançou fama. É quase certo que conhecesse bem a história de Roma, os grandes filósofos gregos e, principalmente Maquiavel.
Contam que Firmo de Araújo, cumpria seu expediente na prefeitura até por volta de 15 horas, quando voltava à sua fazenda e passava o resto da tarde lendo os jornais e cartas que recebia.
Seu secretário, Jeremias de Araújo Pereira, escreveu inúmeros artigos na imprensa regional e nos últimos anos, sempre para defender Firmo de inúmeras acusações. Jeremias ainda escreveu um diário contando muitas coisas que se passaram naquela época e o livro de Mauricio Monteiro é baseado em muitas destas informações.
quinta-feira, agosto 17, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência A...
-
Firmo de Araújo Coronel Firmo de Araújo Pereira O Coronel Firmo de Araújo Pereira nasceu no dia 01 de junho de 1847 na fazenda "Mutuca&...
-
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição...
Nenhum comentário:
Postar um comentário