Dr. Bernardo Cysneiro e a Fazenda Aliança

Hoje é um dia especial para mim e o blog.
Há dois meses estou escrevendo e publicando, usando o material que recolhi entre 1986 e 1988 sobre Cisneiros, a fundação e a vida de seu fundador o Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis, e hoje de manhã recebi o e-mail de Cassiana Guedes. E em anexo veio a foto do Dr. Bernardo Cysneiro e da fazenda Aliança que estão publicados abaixo.
Muito obrigado mesmo, Cassiana Guedes.


Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis


Séde da Fazenda Aliança na época do Dr. Bernardo Cysneiro, em Cisneiros(MG)

A foto do Dr. Bernardo Cysneiro quando jovem, devia ter aproximadamente 20 anos.

E da fazenda Aliança, nota-se o enorme casarão. Os antigos moradores de Cisneiros, muitos já falecidos, lembravam que a fazenda era muito bem cuidada e também a estrada para o distrito de Cisneiros.

Cassiana além das fotos escreveu: "meu avô tem um dicionário prático ilustrado que consta o nome “CISNEROS” e o seu significado. Como sabemos, o nome Cysneiros origina de Cisneros e pelo que cita, era o nome de um cardeal espanhol (1436-1517). Em outro livro, “HISTÓRIA DE MINAS GERAIS”, vol 5, 2ª ed. consta os nomes dos senadores da “eleição direta” de 24/01/1891, onde se encontra o nome do Dr. Bernardo. Meu avô também tem o livro e a foto do Amador Cysneiros com o título “Expedicionários na Itália” no qual narra sobre a guerra na Itália. Não sabemos de quem o Amador era filho".

Para mais detalhes sobre Amador Cysneiros leia:

Depoimento de Amauri Cysneiros do Amaral

Contatos com a família Cysneiros

Comentários

Anônimo disse…
Segundo o livro:"João Pinheiro- Ducumentário Sobre Sua Vida"(1965-BH)-autor:Francisco de Assis Barbosa.O Dr.Bernardo Cisneiro da Costa Reis,foi o 10º assinante do Manifesto Republicano de 1889,na cidade mineira de Ouro Preto.O de Nº22,foi Arthur Alves de Alcântara Campos(1868/1956),advogado,farmacêutico,fazendeiro,historiador do APM/casado com minha parenta Adelaide de Oliveira e Sousa,da cidade de Entre Rios de Minas.mlmlmarcoslima&gmail.com.
Paulo Guedes disse…
Sou filho de Paulo Guedes Pinto
filho de Maria de Cisneiros Guedes.
Ela é filha de Bernardo Cisneiros da Costa
Reis. Ele é casado com Julieta Magalhães
da Costa Reis.
Tenho a certidão de nascimento de meu pai
como comprovar.
Meu nome é Paulo Geraldo Sena Guedes
E-mail pgsguedes@gmail.com.

Postagens mais visitadas deste blog