Contatos com a família Cysneiros

Da divulgação deste blog na comunidade da família "Cisneiros" tive o contato na semana passada de Amauri Cysneiros do Amaral e do qual fiz dois posts anteriores. E a partir daí, comecei a trocar mensagens também com Annamaria Cysneiros, sobrinha de Amauri, que estão fazendo também um trabalho de pesquisa sobre seus antepassados. Este contato está rendendo muitas informações para todos nós e, conseguindo esclarecer muitos pontos de interrogação que ficaram na época em que trabalhei na coleta de dados sobre Cisneiros.
O pai de Amauri, Amador Cysneiros, traduziu o livro República de Cícero que faz parte da coleção "Pensadores" da editora Abril de 1973. Conta Amauri que seu pai "era um intelectual, inteligente e com o dom da boa palavra, tanto escrita quanto falada. Advogado e Promotor da Justiça Militar no Rio de Janeiro, até sua aposentadoria, escreveu, quando retornou da campanha da FEB na Itália, um livro chamado Expedicionários na Itália, talvez o primeiro sobre esse tema. Outras publicações mais específicas como Inquérito Policial Militar, Direito Penal Soviético e um ou mais livros na área da Justiça Militar também são de sua autoria".
E Amauri em contato com sua prima Angela ficou sabendo que Mário Cysneiros e Elvira mudaram de Rio Pomba(MG) para Vassouras(RJ) à procura de um clima mais adequado para recuperação de suas filhas Maria Helena e Marina, ambas acometidas de tuberculose. Não se sabe a data em que isto ocorreu, mas em maio de 1940 estavam vivas e ainda residindo em Vassouras, porque os pais de Angela em lua de mel fizeram uma visita a eles. Após a morte das filhas, por volta de 1941 ou 1942, mudaram-se para Nova Iguaçú(RJ). Eram pessoas de posse, mas gastaram tudo na tentativa de salvar a vida das filhas. Mário Cysneiros faleceu subitamente na casa de sua irmã Emilia em uma visita familiar, na Tijuca, próximo a Praça Saens Peña, no Rio de Janeiro(RJ).

Escrito conforme e-mail de Amauri Cysneiros do Amaral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog