domingo, julho 16, 2006

A igreja de Cisneiros

Em Cisneiros sempre tiveram pessoas à frente do trabalho de cuidar da igreja, principalmente na parte que se refere ao lado espiritual. Por muitos anos o Zeca Lima e Joaquim Pereira foram ministros da eucaristia, ajudando o padre nas missas e na ausência dele, celebravam o culto.
A Dona Josélia Pires treinou e preparou muitas garotas para ensinarem o catecismo às crianças.
A Ione Lima na parte dos cânticos e José Onofre Pereira tocava o órgão ou o violão.
Hoje este trabalho continua ainda sendo feito e uma das pessoas de frente é Aparecida Neto.

A reforma

A igreja Imaculada Conceição passou por uma reforma recentemente e a inauguração aconteceu em 04 de junho com uma missa. Todo o piso, altar e pintura foram refeitos. O dinheiro angariado com cisneirenses presentes e ausentes, tendo destacado na comissão: Aparecida Neto, Ione Lima e Namir Gonçalves.
Esta reforma causou polêmica por alguns posts na comunidade "Eu amo Cisneiros", no orkut em que criticava-se a descaracterização da igreja, sem a preocupação em preservar sua construção original.
A igreja já passou por muitas reformas ao longo dos anos e uma das maiores aconteceu em 1951 onde todo o altar refeito, onde encontrou-se a pedra fundamental (em um post anterior mencionado isto e ainda transcrevo a ata).
A construção da igreja de Cisneiros apesar de bonita não tem nenhum detalhe original em sua arquitetura.
Por muitos anos somente a subida da igreja possuia calçamento de paralepípedos para facilitar o acesso nos dias de chuva e o local onde as pessoas ficavam nas festas de São Sebastião, onde acontecia concorrido leilão de cabeças de gado e prendas pequenas.

Nenhum comentário:

Mapa Palma - 1976