Pular para o conteúdo principal
Dona Naná

A mais antiga da família Finamore viva é a Dona Naná, embora não tenha o sobrenome.
Moradora em Muriaé, e completou 90 anos no ano passado e comemorado em grande estilo.
Filha de Rita Finamore que era irmã de Otavio Finamore(pai de Antonio Josino Finamore) e, irmã de Porcênia Ragone Leite (citada no post anterior sobre Firmo Ferreira Leite).
A festa contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre filhos, netos e primos. A abertura do salão emocionante, com Fio(93 anos) e Dona Naná(90) dançando um valsa.
Em seguida todos os filhos e sobrinhos dançaram com Dona Naná que estava muito feliz e com muita energia. Ela comandou a festa até as 02:00hs da manhã, cantando e dançando com os convidados com chuva de confetes e serpentinas, ao som de marchinhas dos antigos carnavais.


Da esquerda para direita em pé: Porcenia, Vicente, Miguel, Rosita e Ahirton. Sentados: Mariquita, Nadir (Naná), Bisavó Ritinha, Bisavô José Ragone, Diva e Eponina.

Bodas de Prata de João Guedes de Araújo e Dona Naná. Em pé: Nilma, José Otávio, João Márcio e Nalmy. Sentados: Guedes, Naná e Jairo.

João Márcio, Naná, Nilma e José Octávio na ponte em Itapiruçú. Foto de 2005.

Nalmy e Naná dançando marchinha de carnaval no aniversário de 90 anos da Dona Naná.

A vida de Naná por Laurelle Carvalho de Araújo

Dona Naná (Nadir Ragone de Araújo) nasceu em Itapiruçú em 12 de novembro de 1915, filha de José Ragone e Rita Finamore, seu nome de solteiro era Nadir Finamore Ragone.
É proveniente de uma família de nove irmãos(Porcênia, Vicente, Miguel, Rosita, Ahirton, Mariquita, Diva e Eponina), sendo a caçulinha.
Casou-se com João Guedes de Araújo em 06 de janeiro de 1937 e dessa feliz união nasceram: Nalmy Aparecida, Nilma Terezinha, José Octávio, João Márcio e Jairo Luiz, que lhe deram doze maravilhosos netos: Ana Cláudia, Wilton Júnior, Alessandro, Tereza, Julianna, Patrícia, Laurelle, João Marcio Filho, Leonardo e Luciano, e dois bisnetos (por enquanto, há dois a caminho): João Miguel Neto e Pedro.

Abaixo o texto escrito por Laurelle Carvalho de Araújo e enviada para os jornais de Muriaé na época da festa:

OS 90 ANOS DE NANÁ
No último dia doze (sábado), a Família Ragone de Araújo estava em festa, pois a matriarca Nadir Ragone de Araújo, Naná, completou seus 90 anos, que estava muito elegante, trajando um lindo vestido verde de musseline confeccionado por Maria das Graças Beloni.
Naná foi casado com João Guedes de Araújo, com que teve cinco filhos: Nalmy Aparecida casada com Oswaldo, Nilma Therezinha casada com Wilton, José Octávio casado com Denice, João Márcio casado com Regina Carmen (Vitória) e Jairo Luiz casado com Bernadete, e teve 12 netos: Ana Cláudia casada com Dico, Wilton Júnior casado com Janemar (Juiz de Fora), Alessandro casado com Walquíria, Thereza Cristina, Julianna (Vitória), Pollyana casado com Flavinho, Patrícia casada com Enio (Vitória), Laurelle, Marcinho (Vitória), Leonardo (Juiz de Fora), Flavinha (Vitória) e Luciano (Juiz de Fora).
A comemoração iniciou com ponto alto uma missa em Ação de Graças na Capela do Colégio Santa Marcelina, cedido cordialmente pela Comunidade Santa Marcelina, lindamente decorado pela Rosa Amélia Gomes da Silva (leia-se Portinhola), a celebração foi realizada pelo Padre Willian Grôpo, amigo da família e ex-professor de alguns netos, que veio de Rosário de Minas da Igreja Nossa Senhora da Estrada, tendo como Ministros da Eucaristia o filho de Naná, Jairo, e sua nora Bernadete, a música ficou por conta do Ney e sua equipe. A missa foi emocionante, ressaltando a mensagem que a neta Laurelle leu comparando a vida de Naná com as flores, sendo o ramalhete entregue pela neta Tereza Cristina e a benção final com Nossa Senhora Aparecida especialmente para os bisnetos no ventre de suas mães Patrícia (Pedro) e Walquíria (José Miguel Neto).
Após, foi realizada, no Salão de Festas do Edifício Prata, uma confraternização para a família e amigos mais íntimos. A decoração em rosas branca, marfim e laranja embelezando o ambiente, foi feita a quatro mãos por Alexandre (leia-se Casa Viva) e pela neta Ana Cláudia, com um coquetel e jantar ligth servido pelo Buffet Marília Andrade, os doces e os bombons vieram de Vitória presenteado pela neta Patrícia, confeccionado pela sua sogra, Maria do Carmo (leia-se Du Carmo Doces Finos), deliciosos e belos, a música empolgante foi do Elias Batalha. O início da festa foi marcado com a árvore genealógica da Família Ragone confeccionado pelo neto Marcinho e com a apresentação do DVD contando a história de vida da Naná e sua família, preparado com muito carinho pela nora Regina Carmen, emocionando todos os presentes. À meia-noite entre máscaras, confetes e serpentinas, iniciou o carnaval com a marchinha ‘Naná nos queremos’, plágio da música ‘Mamãe eu quero’ elaborado pela nora Bernadete, empolgando mais ainda a aniversariante, que não parava de sorrir e de dançar um só segundo com seus convidados. A família e os amigos vieram para desejar os parabéns a Naná de Vitória, Além Paraíba, Juiz de Fora, Três Rios, Brasília, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Cisneiros, com destaque da sobrinha mais velha de Naná, Nayda (Três Rios) de 84 anos e os amigos Márcio e Ivonéa (Vitória) que presentearam Naná com a camisa oficial do seu time do coração, Vasco da Gama, autografado por todos os jogadores atuais. Haja coração!!! O filho Jairo presenteou Naná com o Brasão da Família Ragone, pintado na porcelana pela sua esposa Bernadete, confirmando, que Ragone é nobre!!! As lembrancinhas ficaram por conta da neta Ana Cláudia (uma capelinha com Nossa Senhora Aparecida, demonstrando o seu dote na decoupage) e a filha Nalmy (bolsinha de crochê, mostrando os seus dotes nas agulhas, com um tercinho).
Naná você mereceu, merece e merecerá todo o carinho da sua família e amigos. Que Deus continue guiando os seus passos... Parabéns!

Escrito com a colaboração de Ana Clara Fagundes Finamore Frederic, Beth Ragone e Laurelle Carvalho de Araújo

Comentários

Anônimo disse…
que surprasa tão boa!!! Eu estava pesquisando sobre os meus sobrenomes Bittencourt e Ragoni(Ragoni pelo lado de minha mãe,Yonne,filha de Mariquita Ragoni,irmã esta de Naná, ou como minha mãe nos acustumou a chama-la, Dindinha Naná!) Aí, tive estas belas imagens dela do seu aniversário e esta pequena, mas para mim que sou neto da linda foto de família dos tios e minha avó, juntos aos meus avós Ritinha Finamore(que tinha sangue índio também) e do nôno Giuseppe Ragoni, natural 'di una píccola città en l'Itália che si chiama Tramútula! UM MUiTO OBRIGADO PELO PRESENTE! Abs Ricardo Ragoni Bittencourt
Unknown disse…
JOAO MARCIO E REGINA, QUE FELICIDADE REVER MEUS DOIS EX PROFESSORES, PELO MENOS EM COMENTÁRIOS, NÃO SEi SE VCS SE LEMBRAM DE MIM, GILDETE DEMARQUE, QUE ANTERIORMENTE SE CHAMAVA GILETE, LEMBRAMMMMM...
QUE SAUDADES, E QUE FELICIDADE SABER QUE ESTÃO BEM.
PARABENS PRA DONA NANA.
gildetetanganelli@uol.com.br
Unknown disse…
Jo]ao Marcio e Regina , se puderem fale comigo através do meu e-mail
abraços
gildete

Postagens mais visitadas deste blog

Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Sou filho de Maria Desejo dar-te amor Oh, oh serve-me de guia Amável protetor Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Agradeço a colaboração de Leir Moura, filha do Sr. Aprígio de Moura que enviou o hino. Este hino era cantado pelos alunos antes de entrar em classe, pela inspetora de alunos, Adelaide Guedes Amorim.
Dados sobre Dr. Bernardo Cysneiro e família 1847 O Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis nasce no dia 28 de janeiro no estado de Pernambuco, filho do Coronel Bernardo Tolentino Manso da Costa Reis e Maria Antonia Cysneiro da Costa Reis. 1866 Matricula-se na Faculdade de Medicina da Bahia, no 1º ano em 02/03/1866. 1871 Colou grau de médico em 16/12/1871, com a tese de doutoramento: “Câncro no estômago”. Teve como colega de sua família: Affonso Arthur Cysneiro de Albuquerque. 1876 Representado por seu gerente e sócio, o Major José da Costa Mattos compram de vários herdeiros partes da antiga sesmaria “Barra do Capivara” que mais tarde seria a fazenda Aliança e local onde surgiu o povoado de Cisneiros. 1886 Antonio Lyrio Vespucio, Presbítero Secular do Hábito de São Pedro e Vigário Encomendado na Freguesia São Francisco de Assis do Capivara certifica que aos 30/05/1886, batizou a inocente Julieta, nascida em 27/10/1885, filha do Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis e D. Ju
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição oral, uma forma muito interessante de preservar a memória. Meu avô Joaquim Batista Ferreira é um grande contador de história e tem uma memória excelente e está com 81 anos, completados em 17 de setembro do ano passado. Contou-me um fato interessante – a construção do matadouro de Cisneiros foi uma exigência da empresa construtora do armazém da CASEMG. Palma e Itapiruçú tiveram seu matadouro municipal muitos anos depois. Joaquim Batista Ferreira - 13/10/2007 E por volta de 1942, a pessoa mais abastada de Cisneiros era Caetano Guedes, responsável pelo fornecimento de madeira para estrada de ferro. Segundo ele, onde hoje fica a praça de Cisneiros, durante o dia ficava mais ou menos uns 20 carros-de-boi descarregando madeira, vinda de várias localidades do distrito. A madeira era carregada nos vagões conhecidos como “lenheira” e transportada para Recr