Pular para o conteúdo principal
Os Finamores que conheciam o futuro

O Natal tem significados diferentes para cada um, e em cada época da vida. Para minha mãe, Natal era sinônimo de casa cheia – mais trabalho, mais camas para arrumar, mais crianças para sujar a casa, mais comida para fazer. Para nós, crianças, significava casa cheia – mais diversão, mais camas para desarrumar, mais crianças com quem brincar pela casa, mais comida para nos empanturrar.
Os melhores Natais são aqueles em que Papai Noel não é uma metáfora nem uma lenda, mas um ser vivo, palpável, ansiosamente esperado. Morávamos então, com Vô Tote e Vó Rosa, num imenso Hotel Rubim, na praça diante da estação onde ainda havia trens e caixeiros viajantes. Hóspedes iam e vinham todos os dias, e a isso se acostuma quando se vive num hotel. Mas o Natal trazia a categoria mais especial de hóspedes, que são as visitas – tios e primos que vinham Muriaé, Cisneiros, Belo Horizonte, Além Paraíba.
A cozinha se enchia de latas de banha com lombo de porco e lingüiça. Nos grandes refrigeradores, doces de figo, de cidra, potes de compotas e suas caldas. Rabanadas brotavam das frigideiras, bacalhaus saltavam de banho em banho, castanhas estalavam nos batentes das portas (quebra-nozes improvisados). Comia-se como nunca, como se para isso fossem feitos os Natais.
Mas o melhor de tudo, o mais esperado, não era a abundância da comida, a surpresa (nem sempre surpreendente) dos presentes, ou a presença ruidosa das primas. O grande momento para mim era a chegada dos Finamore. Eram tios que não eram tios (mas primos-segundos!), primos que não eram netos dos meus avós e, principalmente, eram pessoas que sabiam o que ainda estava por acontecer.
Primo do meu pai, tio Wanuzzi, médico, morava em Além Paraíba, uma cidade em que bastava atravessar uma ponte para estar em outro estado. Nesse lugar mágico, pegava-se televisão do Rio, não de Belo Horizonte e, naqueles longínquos anos 60, quando ainda não havia transmissão por satélite, as novelas passavam ali dias antes de serem transmitidas em Minas.
Tio Wanuzzi, tia Maria Odete, Luisinho, Wanuzzinho e Marimília chegavam trazendo risadas, presentes e o conhecimento do futuro: quem morreu, quem matou, por que matou, nas novelas que acompanhávamos sem muita distinção do que fosse realidade e ficção. Sabiam antes de todos nós quem era O Rato, sabiam que a megera apenas se fingia de paralítica, sabiam os segredos, as reviravoltas, os desfechos. Eram, ao vivo e a cores, as cenas dos próximos capítulos. Todas as nossas grandes incógnitas eram, para eles, teoremas demonstrados.
Num tempo em que sequer tínhamos televisão em casa (assistíamos, contritos, no grande sofá de Vovô Rubim, avô tão emprestado quando o aparelho de TV), os Finamore não só tinham um aparelho na própria sala para ver quando quisessem, como viam tudo antes de nós. Recebê-los em casa era acolher o oráculo. Minha mãe consultava tia Maria Odete, e eu, numa escala um pouco inferior, tentava arrancar do Luizinho os fatos que ainda estavam por vir – para depois, a meu modo, também levar o conhecimento do futuro aos vizinhos, aos colegas da escola. Eu me tornava Finamore de segunda mão, mas enfim...
Mesmo decorridos 40 anos, jamais consegui ver os Finamores, mesmo daqueles que nunca freqüentaram nossa casa e nossos Natais, como um simples parente. Eram, e continuarão sempre sendo, uma espécie de super-primos, super-tios. Não bastasse terem um sobrenome italiano, eram capazes de enxergar outro estado apenas olhando do quintal. E (ó inveja!) sabiam de antemão o que ainda estava por acontecer.

Escrito por Sidney Eduardo Affonso

Comentários

Este texto maravilhoso do Sidney, sempre colaborador do blog, invoca um tempo maravilhoso em que os presentes e as comidas eram importantes, mas muito mais ainda aquele espírito de confraternização, de encontro, de re-encontro, de amizade.
E lembra da diferença de transmissão dos programas naqueles anos, nem tão assim longíquos.
E lembro em Cisneiros, quantas crianças na frente da casa dos Finamore assistindo a TV, uma novidade.
Anônimo disse…
Entrar en ese pasado es mágico, gracias por compartirlo.Leer es estar en Minas, comer su comida, oler sus aromas, escuchar sus voces y sonidos característicos, ver sus niños de los años ´60... Sabía de la existencia de esos parientes y de su "aura". Todo muy vívido y "saudoso", pero con una "saudade" dulce, tranquila y presente. Obrigada por seu texto!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Sou filho de Maria Desejo dar-te amor Oh, oh serve-me de guia Amável protetor Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Agradeço a colaboração de Leir Moura, filha do Sr. Aprígio de Moura que enviou o hino. Este hino era cantado pelos alunos antes de entrar em classe, pela inspetora de alunos, Adelaide Guedes Amorim.
Dados sobre Dr. Bernardo Cysneiro e família 1847 O Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis nasce no dia 28 de janeiro no estado de Pernambuco, filho do Coronel Bernardo Tolentino Manso da Costa Reis e Maria Antonia Cysneiro da Costa Reis. 1866 Matricula-se na Faculdade de Medicina da Bahia, no 1º ano em 02/03/1866. 1871 Colou grau de médico em 16/12/1871, com a tese de doutoramento: “Câncro no estômago”. Teve como colega de sua família: Affonso Arthur Cysneiro de Albuquerque. 1876 Representado por seu gerente e sócio, o Major José da Costa Mattos compram de vários herdeiros partes da antiga sesmaria “Barra do Capivara” que mais tarde seria a fazenda Aliança e local onde surgiu o povoado de Cisneiros. 1886 Antonio Lyrio Vespucio, Presbítero Secular do Hábito de São Pedro e Vigário Encomendado na Freguesia São Francisco de Assis do Capivara certifica que aos 30/05/1886, batizou a inocente Julieta, nascida em 27/10/1885, filha do Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis e D. Ju
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição oral, uma forma muito interessante de preservar a memória. Meu avô Joaquim Batista Ferreira é um grande contador de história e tem uma memória excelente e está com 81 anos, completados em 17 de setembro do ano passado. Contou-me um fato interessante – a construção do matadouro de Cisneiros foi uma exigência da empresa construtora do armazém da CASEMG. Palma e Itapiruçú tiveram seu matadouro municipal muitos anos depois. Joaquim Batista Ferreira - 13/10/2007 E por volta de 1942, a pessoa mais abastada de Cisneiros era Caetano Guedes, responsável pelo fornecimento de madeira para estrada de ferro. Segundo ele, onde hoje fica a praça de Cisneiros, durante o dia ficava mais ou menos uns 20 carros-de-boi descarregando madeira, vinda de várias localidades do distrito. A madeira era carregada nos vagões conhecidos como “lenheira” e transportada para Recr