Pular para o conteúdo principal
Casamento de Elvira

Abaixo a transcrição do registro de casamento de uma das filhas do Coronel Bernardo Cysneiro:

Aos trinta e um de Dezembro de mil novecentos e cinco, n’este Districto de Cysneiros, Comarca da Palma, Minas Gerais, na fazenda "Alliança", ás cinco horas da tarde receberam-se em casamento o Coronel Mario Cysneiro e Exma. Sra. Dona Elvira Cysneiro da Costa Reis, ambos solteiros e parentes em 6º grau civil, simples, co-lateral paterno. Elle de vinte e sete annos de edade, tabellião, natural de Pernambuco, residente na cidade do Pomba, d’este Estado, filho legitimo do Doutor Joaquim Theodoro Cysneiros de Albuquerque e Dona Maria Rosalina Cysneiros de Albuquerque, residentes em São Paulo do Muriahé. Ella de vinte e oito annos de edade, natural de Piedade da Leopoldina, d’este Estado, residente n’este Districto de Cysneiros, filha legitima do Doutor Bernardo Cysneiro da Costa Reis e de Dona Julieta de Magalhães da Costa Reis. Presidiu o acto o Coronel Nicolau da Costa Mattos, Juiz dos Casamentos, sendo testemunhas o Doutor Manoel Adriano de Araujo Jorge, magistrado, residente em Alem Parahyba, por parte do noivo, e o Doutor Victor Custodio Ferreira, medico, residente em Palma, acompanhado da Exma.Sra. Dona Emilia Côrte Real, por parte da noiva. Em firmeza do que e para constar lavrou-se este auto, que sendo lido e achado conforme, vai assignado pelo Juiz, pelos contrahentes, testemunhas e mais pessoas presentes, comigo Antonio Fontes Junior, Escrivão que o escrevi.
Nicolau da Costa Mattos
Mario Cysneiro
Elvira Cysneiro da Costa Reis
Manoel Adriano de Araujo Jorge
Dr. Victor Custodio Ferreira
Emilia Côrte Real da Silva
Jenny Leonidia Moreira da Costa
Julieta Reis da Gama Cerqueira
Cecilia Marcaux da Costa
Lydia Marcaux Costa
Maria Cysneiro
Brazilia Renault
Cel. Dr. Bernardo Cysneiro da Costa Reis
Joaquim(ilegível)
Eduardo (ilegível) da Gama Cerqueira
Dr. Cel. Raul Cysneiro Côrte Real
(ilegível) Joaquim Rodrigues Teixeira
Tem José B. Cysneiro da Costa Reis
Bernardo Cysneiro da Costa Reis
Alvaro da Costa Mattos
Alvaro Cysneiro da Costa Reis
Jose Pacheco de Medeiros
Sadoc Ferreira de Souza
Horacio Barbosa de Castro e Silva
Fidelis Pilar Fontes Junior
Manoel M. de Mendonça Filho
Antonio Cysneiro da Costa Reis
Antonio Fontes Junior, Escrivão

Comentários

Anônimo disse…
Joaquim, meu caro, não posso negar que me emocionei ao ler seu post. Encontrar informações tão vívidas e preciosas como a contida no registro de casamento de meu tio avô foi realmente maravilhoso. Muito, mas muito, muito obrigado mesmo pela alegria que me proporcionou e certamente a outros parentes meus. Não posso deixar de reconhecr seu esfôrço, certamente de muitas horas, dias, semanas, meses e anos de dedicação, pesquisando, viajando, e computando. Valeu, Joaquim, foi muito bom!
Anônimo disse…
Sou sobrinha do Amauri e atravez do orkut dele te encontrei e tb seu blog. Faço minhas as palavras de meu tio, muito legal ver o registro de casamento de nossos parentes. Nao conheço cisneiros, mas carrego este sobre nome com muito orgulho e por consequencia tenho muito carinho pela cidade. Me intresso muito pela historia da familia e tenho tentado resgatar sua memoria.
Quero parabeniza-lo pelo trabalho!!
muito obrigada
Abraços,
Anna

Postagens mais visitadas deste blog

Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Sou filho de Maria Desejo dar-te amor Oh, oh serve-me de guia Amável protetor Pai cheio de clemência Anjo de Nazaré, dai-me Tua assistência, oh Oh grande São José Agradeço a colaboração de Leir Moura, filha do Sr. Aprígio de Moura que enviou o hino. Este hino era cantado pelos alunos antes de entrar em classe, pela inspetora de alunos, Adelaide Guedes Amorim.
Dados sobre Dr. Bernardo Cysneiro e família 1847 O Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis nasce no dia 28 de janeiro no estado de Pernambuco, filho do Coronel Bernardo Tolentino Manso da Costa Reis e Maria Antonia Cysneiro da Costa Reis. 1866 Matricula-se na Faculdade de Medicina da Bahia, no 1º ano em 02/03/1866. 1871 Colou grau de médico em 16/12/1871, com a tese de doutoramento: “Câncro no estômago”. Teve como colega de sua família: Affonso Arthur Cysneiro de Albuquerque. 1876 Representado por seu gerente e sócio, o Major José da Costa Mattos compram de vários herdeiros partes da antiga sesmaria “Barra do Capivara” que mais tarde seria a fazenda Aliança e local onde surgiu o povoado de Cisneiros. 1886 Antonio Lyrio Vespucio, Presbítero Secular do Hábito de São Pedro e Vigário Encomendado na Freguesia São Francisco de Assis do Capivara certifica que aos 30/05/1886, batizou a inocente Julieta, nascida em 27/10/1885, filha do Dr. Bernardo Tolentino Cysneiro da Costa Reis e D. Ju
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição oral, uma forma muito interessante de preservar a memória. Meu avô Joaquim Batista Ferreira é um grande contador de história e tem uma memória excelente e está com 81 anos, completados em 17 de setembro do ano passado. Contou-me um fato interessante – a construção do matadouro de Cisneiros foi uma exigência da empresa construtora do armazém da CASEMG. Palma e Itapiruçú tiveram seu matadouro municipal muitos anos depois. Joaquim Batista Ferreira - 13/10/2007 E por volta de 1942, a pessoa mais abastada de Cisneiros era Caetano Guedes, responsável pelo fornecimento de madeira para estrada de ferro. Segundo ele, onde hoje fica a praça de Cisneiros, durante o dia ficava mais ou menos uns 20 carros-de-boi descarregando madeira, vinda de várias localidades do distrito. A madeira era carregada nos vagões conhecidos como “lenheira” e transportada para Recr