A origem do nome Itapiruçú

Niécio Drumond, leitor do blog de Palma(MG) mandou um scrap pelo orkut, solicitando mais escalarecimentos sobre a origem do nome Itapiruçú.
O que consegui apurar é que o vocábulo Tapirussú parece vir de Tapur-assú, a “choça grande”, em linguagem geral indígena, tendo Tapurassú se corrompido em Tapirussú. Outros, porém, o traduzem por “anta grande” onde: Tapir – “anta” e assú – grande, em língua tupi.
Com a mudança da ortografia, mudou para Itapiruçú, mas acrescentaram um "I" e com isto: Ita- "pedra" - "assú" - grande, poderia ser traduzido por "pedra grande".
Se algum leitor tiver mais informações sobre este nome, sem dúvida de origem indígena, nos envie para publicar.

Comentários

Anônimo disse…
A etimologia nem sempre é uma ciência exata. As palavras, como as pessoas, mudam com o tempo, ganham novos contornos, adquirem manias e, se não as acompanharmos de perto, um dia não as reconhecemos mais. Como no caso da choça que se transfigura em anta que, um dia, amanhece pedra. A história das palavras tem um quê de conto de fadas.
Sara disse…
Um ano atrás eu fiz um curso de língua indígena na Argentina. Foi uma experiência muito enriquecedora e eu conheci muitas pessoas interessantes e muito sábio. Eu contratei um aluguel temporada buenos aires e foi a melhor escolha para a minha estadia.

Postagens mais visitadas deste blog