A origem do nome Itapiruçú
Niécio Drumond, leitor do blog de Palma(MG) mandou um scrap pelo orkut, solicitando mais escalarecimentos sobre a origem do nome Itapiruçú.
O que consegui apurar é que o vocábulo Tapirussú parece vir de Tapur-assú, a “choça grande”, em linguagem geral indígena, tendo Tapurassú se corrompido em Tapirussú. Outros, porém, o traduzem por “anta grande” onde: Tapir – “anta” e assú – grande, em língua tupi.
Com a mudança da ortografia, mudou para Itapiruçú, mas acrescentaram um "I" e com isto: Ita- "pedra" - "assú" - grande, poderia ser traduzido por "pedra grande".
Se algum leitor tiver mais informações sobre este nome, sem dúvida de origem indígena, nos envie para publicar.
segunda-feira, julho 31, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Hino de São José – Cisneiros(MG) José oh, meu patrono Atende o meu rogar A ti eu me abandono oh Oh vem-me confortar Pai cheio de clemência A...
-
Firmo de Araújo Coronel Firmo de Araújo Pereira O Coronel Firmo de Araújo Pereira nasceu no dia 01 de junho de 1847 na fazenda "Mutuca&...
-
Conversa com Joaquim Batista Sempre gostei de ouvir as histórias contadas pelas pessoas mais velhas. Em Cisneiros ainda existe esta tradição...
2 comentários:
A etimologia nem sempre é uma ciência exata. As palavras, como as pessoas, mudam com o tempo, ganham novos contornos, adquirem manias e, se não as acompanharmos de perto, um dia não as reconhecemos mais. Como no caso da choça que se transfigura em anta que, um dia, amanhece pedra. A história das palavras tem um quê de conto de fadas.
Um ano atrás eu fiz um curso de língua indígena na Argentina. Foi uma experiência muito enriquecedora e eu conheci muitas pessoas interessantes e muito sábio. Eu contratei um aluguel temporada buenos aires e foi a melhor escolha para a minha estadia.
Postar um comentário